
A referência de um jovem promessa
Nacionalidade: | Gondomar – Portugal |
Data de Nascimento: | 30 de Março de 1995 |
Altura: | 179 cm |
Peso: | 72 kg |
Posição: | Extremo / Avançado |
Clube: | Vitória SC (Emp. FC Porto) |
Ivo Rodrigues estaria longe de imaginar que seria um dos principais produtos da formação portista, quando aos 10 anos evoluía na formação do Sport Clube de Rio Tinto. No seu primeiro ano de iniciado mudou-se para o outro lado da Circunvalação e passou a evoluir no Complexo da Constituição, tornando-se um dos raros produtos recentes da formação portista que se formou quase exclusivamente nos escalões jovens do principal clube da cidade invicta. Neste momento estará a dar o último passo da sua formação enquanto jogador de elite, tendo sido emprestado ao Vitória Sport Clube (Guimarães). Ao longo das últimas 3 épocas desportivas tem vindo a ser lançado às “feras” de uma forma sequencial e pensada, tendo tido a sua primeira aparição no escalão sénior quando ainda era primeiro ano de júnior (2012/2013), passando pelo banco da equipa B do Futebol Clube do Porto. Na época seguinte passou a ser um habitual jogador da equipa B, assim como frequente titular, para nesta época ter tido uma primeira volta na segunda equipa como um dos principais esteios, o que permitiu e potenciou a sua primeira chamada à equipa principal num jogo da Taça da Liga. Estando agora pronto para dar o ultimo passo para a sua formação saindo da sua “zona de conforto” e ingressando numa equipa ambiciosa e também com mentalidade vencedora, mas com objetivos muito diferentes da equipa B onde evoluía e com adversários internos e externos que podem exponenciar as potencialidades do jovem Ivo. Preparando-o assim para um retorno no final de época com outro “estatuto”, passando de uma jovem promessa da formação para um jovem talento do futebol português.
Ivo é um jogador que atua na posição de extremo, não tendo um lado preferencial para atuação, sendo destro não possui uma lateralidade muito acentuada. A sua receção orientada é um dos pontos fortes que permite não só ser um jogador que na sua posição pode receber de costas para a baliza adversária como de frente, pois consegue ter um controle de bola e progressão com grande qualidade. O drible em progressão com mudança rápida de direção ou velocidade é uma característica forte, optando por dribles consecutivos quando atua do lado esquerdo, preferindo trajetórias interiores para progressão com bola. Demonstra uma mentalidade forte, com resistência ao insucesso durante o jogo, pois na sua posição as percas de bola são algo presente mas Ivo não se esconde e volta a tentar. È um jogador talhado para jogar em equipa com grande pendor ofensivo, onde a intenção de posse de bola seja um dos princípios, tem também características para integração em ataques rápidos, sendo por isso a sua integração na equipa do Vitória algo que poderá funcionar na perfeição. Tem “crescido” atuando num sistema preferencial de 1:4:3:3 mas usufruindo das suas características de mobilidade pode também atuar com sucesso em sistemas com dois avançados. A integração numa equipa da primeira liga que não o Porto, vai fornecer um “upgrade” de responsabilidade defensiva, o que por vezes nas formações dos três grandes é algo que se torna difícil de potencializar dada a diferença competitiva, podendo assim tornar-se um jogador mais completo.
Por isto consideramos Ivo Rodrigues, uma jovem promessa nacional que poderá a breve prazo estar como uma referência do Guimarães a curto prazo e a médio como uma das habituais soluções do Porto e consequentemente da Seleção no futuro.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS