Tem apenas 16 anos, mas é já disputado por 4 selecções e por quase todos os clubes de nomeada da Premier League inglesa. O seu nome é Ethan Ampadu e promete fazer correr muita tinta nos próximos anos.
O jovem jogador, visto como uma mistura de Aaron Ramsey e Joe Allen – dois dos mais talentosos centrocampistas galeses -, chamou a atenção quando se estreou pelo Exeter City, do quarto escalão inglês, a 9 de Agosto frente ao Brentford, em jogo a contar para a Taça da Liga. Com 15 anos, 10 meses e 26 dias, tornou-se no jogador mais jovem a actuar pelo clube do condado de Devon, um recorde que datava de 1928. Não satisfeito, Ethan foi considerado o melhor jogador em campo e ajudou a sua equipa a passar essa eliminatória.
Filho de Patrick Kwame Ampadu, internacional sub-21 pela Irlanda e que passou por clubes como Arsenal, Swansea ou West Bromwich Albion, Ethan está conotado como estando mais próximo de reforçar os Gunners, uma vez que o seu pai trabalha na academia do clube londrino e mantém contactos privilegiados com os responsáveis e o manager Arsène Wenger.
O adolescente é já internacional e capitão do País de Gales na categoria sub-17 e antes passou pelo escalão sub-16 de Inglaterra. E a Irlanda e o Gana também são selecções pelas quais pode jogar e que já moveram esforços para convencer Ethan. Contudo, o jovem parece já ter o futuro esclarecido e está decidido a jogar pelo País de Gales, nação da sua mãe. Isto porque os responsáveis galeses já iniciaram uma ‘operação de charme’ durante o Euro 2016, tendo o seleccionador Chris Coleman levado Ethan à concentração e aos treinos, onde pôde conviver com a super-estrela Gareth Bale e restantes jogadores.
Se em termos de selecção não restam muitas dúvidas quanto ao caminho a seguir, o mesmo não se pode dizer do clube. O Arsenal parte em vantagem por causa do seu pai, mas o Manchester United de Mourinho é outro dos clubes bastante interessados em contar com os serviços de Ethan Ampadu. Também Liverpool, Chelsea e Manchester City estão atentos àquela que será à partida uma das pérolas mais promissoras do futebol britânico.
Artigos Relacionados