O técnico português José Peseiro foi apresentado ao início da tarde desta quinta-feira e expôs algumas das suas ideias sobre o que pretende num futuro muito breve. Em relação a manter ou não as ideias de jogo do técnico espanhol Julen Lopetegui, foi peremptório.
É cedo para dizer. Há uma coisa para perceber: eu venho com as minhas ideias, não vou agarrar as ideias do outro treinador. Eu sou eu. Forma de ver o jogo diferente, de liderar… não estou a dizer que sou melhor, mas sou diferente. Queremos mudar porque temos uma ideia. Se não fosse esta ideia, não me tinham contratado”
Em relação aos seus jogadores o novo técnico dos dragões afirmou:
Mudou o treinador. Tenho ideias sobre o jogo, sobre a liderança, sobre o treino… Sei das exigências. Não é difícil adaptar-me porque quero vencer. Como profissional, tenho acompanhado o FC Porto como clube vitorioso. Confiarmos uns nos outros. Os jogadores sabem da exigência que têm. Eles estão aqui porque estão bons. Sabem que têm valor. Estão nas meias finais da Taça de Portugal, estiveram perto dos oitavos da Champions e que estão a cinco pontos do primeiro. Há momentos menos bons, é isso que se calhar se passou e é isso que queremos mudar. Temos confiança nos jogadores”
Sobre terem-se passado praticamente 15 dias até à sua apresentação, desde que Julen Lopetegui foi demitido, e de nunca ter sido apontado pela imprensa como o novo treinador dos dragões, o técnico explicou:
Fui contactado depois do empate com o Rio Ave. Na manhã seguinte ao empate com o Rio Ave em casa. Fui contactado pelo presidente, que me perguntou se eu acreditava no projeto do clube e se me sentia motivado para vir e se estava disponível. Depois, ficámos de falar depois do jogo com o Boavista. Acreditei sempre que vinha para o FC Porto, mas ficaram só uns pormenores por afinar. É a verdade.”
Jorge Nuno Pinto da Costa admitiu ter sido uma escolha unânime em toda a estrutura portista:
Não é necessário apresentar José Peseiro. Quem não o conhecer, não pode estar aqui a trabalhar. Seria desconhecer por completo o futebol português. Estou aqui apenas para dar as boas-vindas publicamente, registar o entusiasmo do treinador desde o primeiro momento, a sua vontade de estar connosco. SAD e direção têm confiança total em José Peseiro e na sua equipa técnica. Houve unanimidade total na escolha. Desejo-lhe as maiores felicidades”, afirmou o presidente, na zona VIP do Estádio do Dragão.
O novo treinador do FC Porto deixou uma mensagem aos adeptos:
Não é fácil para todos os portistas. Não estão satisfeitos, e ainda bem. É sinal que estão habituados a ganhar. Mas aproveito para lançar um desafio: é o momento de estarmos mais unidos do que nunca. Eles são o 12º jogador. Queremos dizer que precisamos deles. Precisamos do estádio cheio, precisamos da sua emoção. Precisamos estar mais unidos do que nunca. Temos muitos adversários, mas não queremos que sejam os portistas”