Escrito por: Hugo Guedes
Que falhou com Jorge Jesus? Talvez a sorte. O tiro de Kelvin, a cabeçada de Ivanovic e o remate de Ricardo. Prefiro tentar ser um pouco mais profundo.
Falhou porque a estrutura do Benfica ainda não é suficientemente forte. O princípio do fim não foi o empate com o Estoril, ou a derrota com o Porto. Foi a vitória em casa do Marítimo. Os jogadores comemoram o triunfo como se tivessem ganho a Liga. E se Jesus em vez de ser bom treinador, fosse grande treinador, tinha acabado de imediato com aquela festa. E se Carraça, em vez de mediano diretor, fosse bom diretor, tinha ajudado Jesus a acabar com a festa. E se a estrutura de Futebol do Benfica, em vez de boa, fosse excelente, tinha combinado a estratégia ideal: se ganharmos na Madeira, não festejamos, vamos diretos para o balneário. Pensamos pequenino, em vez de pensarmos grande. Aqui, claro, a culpa não é só de Jesus: É de Jesus, de Carraça, João Gabriel e Vieira. Não foi azar, foi no mínimo… negligência.
Passemos a Jesus. Onde falhou ele? Na preparação da época? Não. Na preparação dos jogos? Não. No estudo dos adversários? Não. Na escolha de cada onze? Não. Acredito que a diferença de Jesus para os grandes treinadores mundiais está noutro ponto: inteligência emocional. Quem não for inteligente emocionalmente poderá ser bom treinador. Mas nunca excecional treinador. E Jesus, para já, está longe de ser forte nesta faceta. Não pode tratar Aimar como trata Maxi. Não pode passar 90 minutos a gritar e a barafustar. Aquela ansiedade passa para o relvado. E mais… tem que diminuir drasticamente o seu “nível de bazófia”. Por vezes, o ego de Jesus domina-o e atraiçoa-o. Acredito que, se JJ fosse selecionador da Argentina no Mundial de 1986, diria que os dois golos de Maradona à Inglaterra (aquele com a mão e outro em que fintou meio mundo) tinham sido jogadas estudadas. E isto cria clivagens na relação com os jogadores. Se cria com Mourinho, não criará com Jesus?
Mas agora é tempo de limpar a cabeça e seguir em frente. Jesus renovou, por isso terá todo o meu apoio. Eu quero é que o meu Benfica ganhe, independentemente das pessoas que o lideram.
Boa sorte Jesus. Que no ano vindouro, nos faças sonhar de igual forma, mas agora com um final condizente com a grandeza do meu Benfica.
Quero agradecer a todos aqueles que disponibilizaram 5 minutos do seu tempo, para descobrir o que me ia na alma, quinzenalmente. Um obrigado a todos os fãs e amigos do DOMÍNIODEBOLA.
O semáforo da semana:
|
||||
Hóquei em Patins – Somos CAMPEÕES DA EUROPA! |
Matic – Época assombrosa. Parabéns craque. |
A atitude do meu Benfica na Final do Jamor foi no mínimo asquerosa. No Desporto quando se cai… que se caia de pé, e com dignidade. Deixemos tais atitudes para quem joga mais a Norte, for favor! |
Um abraço a Todos.