Grupo B: Alemanha 1-0 Portugal
Grupo B: Alemanha 1-0 Portugal


ALEMANHA

PORTUGAL
No 2º confronto do dia, que opôs Alemanha contra Portugal, assistimos a um jogo bastante disputado, tendo a vitória pendido para o lado alemão. Portugal começou o EURO 2012 com uma derrota por 1-0, com um golo de Mario Gomez, à passagem do minuto 72'. A selecção portuguesa fez um bom jogo e merecia outro resultado, principalmente depois de ter sofrido o golo, levando-a a uma reação muito bem conseguida ao golo alemão. Criou várias ocasiões de golo, mas não as conseguiu concretizar.
Joachim Löw, seleccionador da Alemanha: "Estou muito contente com o nosso desempenho. Vencemos 1-0 que é o mais importante. Estivemos sob pressão, o que é normal depois de sabermos da derrota da Holanda. Sabíamos que uma derrota seria muito má para nós."
Philipp Lahm, capitão da Alemanha: "Foi muito importante começar a ganhar. Na primeira parte estivemos melhor e tivemos as maiores oportunidades, apesar de Pepe ter acertado na barra. Na segunda parte as coisas complicaram-se mais para nós e no final tivemos sorte. Precisamos de sorte para vencer este tipo de jogos”.
Paulo Bento, seleccionador de Portugal: "A eficácia é determinante, essencialmente em jogos muito equilibrados que foi o que aconteceu durante 90 minutos hoje. Na primeira parte, a Alemanha teve mais domínio, não tivemos tão eficazes na forma como saímos para o ataque. Mas mesmo assim tivemos a situação mais flagrante num lance de bola parada. Na segunda parte entrámos bem, tínhamos o jogo controlado e com algum domínio até. Sofremos num lance um pouco fortuito. Num ressalto a bola vai parar à cabeça do Gomez, que faz o golo. E depois houve uma reacção extraordinária. Agora vamos pensar na Dinamarca que tem três pontos e temos uma pressão diferente da que tivemos neste jogo. Tentaremos continuar no nosso caminho e tentar jogar bem. Vamos trabalhar para ser mais eficazes e procurar a felicidade que nos tem faltados nos últimos jogos."
Pepe, defesa de Portugal: "Procurei colocar a bola daquele lado, para a bola poder entrar, tinha muitos jogadores à frente. Infelizmente, não entrou. Disseram-me agora que bateu na linha. Acho que fizemos um grande jogo, demonstrámos qualidade. O Ozil disse-me que tínhamos uma grande seleção e que o resultado mais justo seria o empate. Na primeira parte, foi um jogo muito equilibrado. Na segunda, a Alemanha começou melhor, tivemos um lance infeliz, a bola bateu no braço do Moutinho e a partir daí perdi o controlo do lance. Depois tivemos ocasiões para empatar, o Nani, o Varela, mas não conseguimos".