Grupo A: Polónia 1-1 Grécia
1-1
GRÉCIA
O jogo de abertura do UEFA EURO 2012 opôs a Polónia e a Grécia, tendo terminado empatado a 1 bola. Num jogo marcado por duas expulsões e uma das mais dramáticas defesas da história do futebol polaco. A Polónia abandonou o terreno de jogo empatada a 1 bola, mas podia muito bem ter selado o triunfo durante os primeiros 45 minutos. Foi claramente superior nesse tempo e ficou a jogar contra 10 após a expulsão de Sokratis no final dos primeiros 45 minutos, mas na segunda parte entrou apática e sofreu o golo do empate apontado por Saltingidis logo aos 51'. Podia ainda ter sofrido o 2º num castigo máximo que Karagounis não conseguiu transformar em golo, após Szczęsny ter derrubado Salpingidis na grande área e ter visto cartão vermelho directo, entrou Tyton e defendeu o castigo máximo.
Franciszek Smuda, seleccionador da Polónia: "Os jogos de abertura de grandes torneios terminam, frequentemente, empatados, e nada está perdido: vamos disputar pelo menos mais dois jogos neste UEFA EURO 2012 e teremos de vencer ambos. Os meus jogadores actuaram sob muita pressão. Vi como estavam antes do início do encontro e ao intervalo. Acredito na minha equipa e estou certo de que vamos fazer um bom jogo frente à Rússia. Estamos satisfeitos com o empate, apesar de termos cometido alguns erros".
Fernando Santos, seleccionador da Grécia: Jogamos muito mal durante os primeiros 25 minutos, mas aos poucos fomos melhorando. Ao intervalo disse aos meus jogadores que iam recuperar e eles fizeram o que lhes pedi. Mostraram-se mais organizados e conseguimos chegar à igualdade. Tivemos uma excelente ocasião para marcar o segundo golo, que teria decidido o jogo. Não marcámos, mas estou orgulhoso dos meus jogadores.