Antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Gilberto Madail produziu duras críticas ao caso mais polémico da actualidade do futebol português: o do emails divulgados pelo Porto Canal.
Ouvido pela TSF, Madail fez o paralelismo com outro caso polémico, o Apito Dourado, e considerou que as revelações mais recentes feitas pelo director de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, são mais graves:
Está a ser muito mais grave do que o Apito Dourado, até pela dimensão que está a tomar. O Apito Dourado foi resolvido pela justiça desportiva, que terminou com a descida de divisão do Boavista, e o meu amigo Valentim Loureiro nunca me perdoou, com o castigo ao presidente do FC Porto e com a descida de divisão do Gil Vicente. Acho que isto é uma bola de neve e se se deixar enrolar vai se transformar icebergue.
O presidente da FPF desde 1996 até 2011 defende ainda que todas as eventuais situações que aportem alguma irregularidade devem ser difundidas publicamente:
Essa coisa dos emails é muito estranha. Eu acho que quem tem documentos na sua posse que possam revelar situações incorrectas, nem direi só entregar ao Ministério Público e à Federação, mas devia até revelá-los publicamente.