Escrito por: João Pereira

A semana do Benfica não poderia ter corrido muito melhor, foi uma semana de vitórias e onde se vê claramente que o futebol não é dado a lógicas. Começando por quarta-feira, com Jorge Jeus no banco, o Benfica venceu o Anderlecht por 3-2, na Bélgica, mantendo viva a esperança de qualificação para a próxima fase da Liga dos Campeões, que se decidirá na última jornada. O Benfica venceu quando realizou um dos piores jogos desta época em termos exibicionais, ainda para mais frente a uma equipa fraca, melhor que a do Aústria de Viena, mas claramente inferior à do Benfica. Lógico? Não. Com muito esforço e suor, os três pontos ficaram, felizmente na posse do Benfica. Se pensarmos no jogo anterior ao de Bruxelas, para a Liga dos Campeões, o Benfica realizou uma das melhores, senão a melhor exibição da época, em Atenas, frente ao Olympiakos e perdeu. Nada mais ilógico em termos teóricos, mas lógico em termos prácticos. Na última jornada tudo se decidirá, com o Benfica a ter de vencer, ou empatar, com o PSG e esperar que o Olympiakos perca, no caso de haver empate na Luz, ou empate ou perca, no caso de haver vitória do Benfica. A tarefa não se adivinha fácil para o Benfica pois o PSG tem um excelente conjunto, que demonstra estar em grande forma e, para além disso, o Olympiakos, em sua casa, dificilmente perderá o jogo frente a um modesto Anderlecht, mas como isto da lógica não é de fiar… Há que manter a esperança, jogar para vencer e no fim do jogo far-se-ão as contas.

Já no campeonto as coisas mudaram. E mais uma vez a lógica não imperou. O líder do campeonato e actual campeão nacional perdeu em Coimbra, quando a vitória seria o mais esperado, deixando o o primeiro lugar à mercê dos perseguidores. O Benfica não podia falhar e não falhou. Apesar de uma primeira parte mal conseguida e não coincidente com uma equipa que sabia que podia ascender ao primeiro lugar, o Benfica acabou por garantir a vitória, com uma segunda parte mais agradável. Lima voltou aos golos e Rodrigo marcou em dois jogos consecutivos, depois de ter sido o herói em frente ao Anderlecht. Numa altura em que Cardozo não está apto, nada melhor que golos para dar motivação e alegria a dois jogadores que passavam por um período de seca, apatia e desmotivação.Com esta vitória e aproveitando o deslize do anterior primeiro colocado, o Benfica está agora numa situação de liderança conjunta, com o rival da segunda circular.

Então com tanta falta de lógica, com tantas surpresas, com tantos deslizes qual será o objectivo? Pois bem, será ganhar! Seja a jogar bem, seja a jogar mal. Ganhar a dominar, ganhar a contra-atacar, ganhar folgadamente, ganhar a sofrer, ganhar com nota artística, ganhar com pragamatismo, em suma, ganhar. Ano passado tudo foi espectacular, bom futebol, vitórias, golos e no fim? Zero títulos. De boas exibições está o reinado de Jorge Jesus cheio, mas o que se quer agora é mesmo títulos, algo palpável e não imaterial. Já chegam de “se’s”, de notas artísticas, de “nós é que merecíamos”, do “quase” e de encantamentos que não dão em nada. Está na hora das conquistas e dos títulos. A jogar bem ou mal, os benfiquistas querem é ver o Benfica campeão!

Nota – Parabéns às modalidades, equipas jovens e equipa B que esta semana estiveram em destaque com vitórias importantes. A equipa B venceu o FC Porto B por 3-1; a equipa de juvenis venceu o Sporting por 3-0; a equipa de futsal venceu a Académica e é mais líder e as equipas de basquetebol (frente à Oliveirense), voleibol (frente ao Marítimo) e hóquei em patins (frente ao Cambra) também venceram os respectivos jogos.

A subir:  Arsenal. Parece que é mesmo desta vez que os gunners são uns sérios candidatos ao título. Não desarmam da liderança e a equipa está forte. Será este o ano do regresso do Arsenal e de Arsene Wenger à conquista do campeonato?

  

A descer: Barcelona. O tiki-taka foi derrotado perante os guerreiros de Bilbau. Assim, os catalães vêem a dupla de Madrid mais perto (Atl. Madrid com os mesmo pontos e Real Madrid a três pontos)

  

Saudações Benfiquistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.