Escrito por: Rui Fiel
A Liga 2013/2014 está quase no seu término. É certo que ainda faltam duas jornadas para disputar mas nesta altura só mesmo os lugares de descida se encontram ainda por apurar.
O Benfica é campeão, o 33º título da sua história, e por isso merece os meus parabéns! O Sporting acaba a prova em 2º lugar, um lugar muito meritório tendo em linha de conta que vem da pior época da sua história e que traçou como objectivo para este ano desportivo o 3º lugar que daria acesso aà pré da Champions. O Porto será a terceira equipa portuguesa na prova milionária e na UEFA teremos, mais uma vez, o sensacional Estoril, o Nacional da Madeira e o pouco mediático mas muito rigoroso Rio Ave!
Serão estes que teremos de apoiar no ano vindouro e serão estes, espero, que engrandecerão ainda mais o nosso futebol, que tanto tem andado na lama, pelas piores razões possíveis.
Cingindo-me agora apenas ao campeonato, e após uma jornada que ditou novo campeão, está na hora de balanços. Uns fecharão um ciclo, outros quererão mantê-los e outros ainda quererão fazer um upgrade de modo a dar cada vez mais alegrias aos seus associados e adeptos.
Falar de justiça no futebol é demasiado subjectivo. Gostando ou não, com mérito ou não, o campeão é, foi e será sempre aquele que soma mais pontos no final das jornadas inicialmente previstas. Este ano a coisa não foi diferente.
Especulações à parte, e tendo sempre em consideração aquilo que o meu clube poderia fazer de melhor, o campeonato deste ano foi vencido pelos de vermelho, sobretudo pelo que fizeram em casa. O Benfica acaba o campeonato com apenas 4 pontos perdidos na Luz contra os 8 perdidos pelo Sporting em sua casa. Mais significativa se torna este diferença quando verificamos que ambos perdem pontos contra equipas do meio da tabela para baixo (excepção ao Nacional), sendo que o Sporting não conseguiu também vencer o novo campeão em Alvalade.
Logo aqui são 4 dos 7 pontos de diferença com que, previsivelmente acabarão separados os clubes.
Já fora de portas, os de Lisboa fazem um campeonato de líder. Quer os de vermelho, quer os meus de verde, demonstraram uma grande força fora, apesar de o meu Sporting ter perdido nas deslocações aos rivais e empatado frente a Estoril e Setúbal(?!).
A força dos números mantém-nos equiparados em termos de golos. Em 28 jogos, o primeiro classificado marcou 56 golos contra 53 do Sporting, sofreu 15 e os leões 18. Ou seja, até aqui as contas estão equilibradas.
Como disse anteriormente, penso que o campeonato acaba por se decidir nos jogos em casa, mas sobretudo pela qualidade que o plantel encarnado tem e o verde e branco ainda não possui… O Sporting realmente preparou-se, contra todas as expectativas, bem para os desafios que teria que enfrentar esta época, isto é, apenas as três competições nacionais, infelizmente. Mas quando deu conta, como todos os outros clubes, que se calhar poderia atingir algo mais, não conseguiu porque não era para isso que estava preparado!
Finalizo dando os parabéns aos meus amigos benfiquistas, desejando que festejem sem preocupações e/ou problemas, mas com os votos de que para o ano seja eu a fazer a festa, 13 anos volvidos?!?!?
SL
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS