Os clubes da Premier League estarão reunidos no próximo mês de junho para discutir a possível eliminação do VAR a partir da temporada 2024/25, devido às controvérsias que têm surgido em torno da arbitragem na liga inglesa nesta época.
A iniciativa foi revelada pelo Wolverhampton, que emitiu um comunicado oficial destacando a necessidade de um debate crítico sobre o futuro do VAR.
Embora não tenha atribuído culpas específicas, o clube expressou a sua preocupação quanto ao preço pago pelo uso do VAR em comparação com os benefícios obtidos em termos de precisão. Assim, propôs a remoção do VAR a partir da temporada 2024/25.
A Premier League confirmou que irá organizar uma discussão sobre o VAR com os clubes, enfatizando o seu apoio contínuo à utilização da tecnologia e o compromisso em implementar melhorias.
A reunião entre os 20 clubes está agendada para Harrogate, onde a proposta de eliminar o VAR precisará do apoio de pelo menos dois terços dos votos para ser aprovada.
“Após cinco épocas de VAR, na Premier League, é altura de levar a cabo um debate construtivo e crítico quanto ao seu futuro”.
“A nossa posição é que o preço que estamos a pagar por um pequeno aumento no acerto vai em contraponto com o espírito do nosso jogo, e, como resultado, deveríamos removê-lo, da temporada 2024/25 em diante”, pode ler-se.