Através de uma nota publicada no boletim informativo Dragões Diário, o FC Porto criticou, recorrendo a um tom irónico, mas cordato, a forma como Fernando Santos geriu os jogadores das equipas portuguesas que cederam os seus jogadores à selecção. Perante tamanha afronta, Manuel José, qual guarda pretoriano do Imperador Vieira, veio logo botar faladura, criticando esta postura dos responsáveis portistas; perguntou ele, para completar o seu raciocínio, se o FC Porto estava receoso de defrontar o Angrense. Há aqui vários pontos de análise…
Em primeiro lugar, não, o FC Porto não tem medo de jogar contra o Angrense, Manuel José. Já o Benfica, em 1967, fez com que o Angrense desistisse da Taça de Portugal em troca de uma partida amigável no final da temporada. Outros tempos…
Depois, o problema, caro Manuel José e quejandos, não é o facto de os jogadores portistas terem sido utilizados. O problema reside o facto de outros terem sido deliberadamente poupados. Citemos Fernando Santos, por quem tenho imenso respeito profissional e consideração pessoal: “Terei em atenção a gestão dos jogadores [do Sporting e Benfica tendo em vista o dérbi]”. É caso para perguntar a Manuel José: será que o Benfica tem medo do Sporting e vice-versa?
Por outro lado, podemos também questionar Fernando Santos: porque é que os atletas dos clubes da Segunda Circular foram assumidamente poupados? Serão mais dignos do que o Angrense? É que, às duas por três, ficamos com a sensação de que o engenheiro sabe de antemão que Lopetegui vai prescindir de André André, Danilo ou Rúben para o jogo da Taça. Logo, não necessitam de descanso, ao contrário de Eliseu, William ou Gonçalo Guedes, que, certamente saberá Fernando Santos, estarão nas opções de Jesus e Rui Vitória.
Mais do que um frete aos clubes de Lisboa, esta situação é de um tremendo menosprezo para o próprio Angrense. É que os responsáveis da selecção estão a passar a mensagem de que o FC Porto não necessita dos seus melhores jogadores do meio-campo para levar de vencida a turma açoriana; contudo, protege alguns atletas do Benfica e Sporting para não interferir na preparação do dérbi. Respeitinho é muito bonito.
Fernando Santos, actualmente, é seleccionador nacional. É para esse propósito que é remunerado. Por todos os portugueses. Se está a jogar em dois tabuleiros, era bom que fizesse uma declaração de interesses.