É oficial. O FC Porto acaba de apresentar lucros de 20,765 milhões de euros referentes à época 2021/2022.

O clube liderado por Pinto da Costa comunicou à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários (CMVM). Este é já o segundo ano consecutivo de resultados positivos para os ‘Dragões’, que ficam assim definitivamente fora do Fair Play Financeiro da UEFA.

Dos resultados tornados públicos, destaca-se o contributo das receitas provenientes da venda de passes de jogadores (83,7 milhões), ainda a recuperação de receitas de bilheteira para níveis próximos do período pré-pandemia, bem como a redução de custos com pessoal na ordem dos 9,7 milhões de euros.

O crescimento do ativo em 24,7 milhões de euros, para um valor superior a 418,4 milhões, é outro dos pontos positivos nas contas referentes à época desportiva que encerrou a 30 de junho.

Este é o segundo ano consecutivo em que o clube apresenta lucros. Em 2020/2021, o FC Porto registou resultados positivos na ordem dos 19,3 milhões de euros.

O FC Porto garante assim a saída do “Fair Play” Financeiro da UEFA.

A 2 de setembro, a UEFA comunicou um “ligeiro incumprimento” do FC Porto no que diz respeito às regras do Fair Play Financeiro e ao “Settlement Agreement”, tendo por base os resultados de 2020/2021. Na sequência dessa avaliação, o comité informou que ficava a aguardar que “o resultado do ponto de equilíbrio agregado para os anos financeiros de 2019, 2020, 2021 e 2022 estivesse de acordo com os requisitos.”

Em comunicado emitido no mesmo dia, o clube azul e branco garantiu que, àquela data, e tendo em conta os resultados previstos de 2021/2022, já teria conseguido “superar as metas estabelecidas pelo acordo”, o que seria “formalmente transmitido às instâncias competentes no mês de outubro.”

Os resultados apresentados nesta terça-feira confirmam que o clube azul e branco cumpre com as exigências da UEFA e sairão, em definitivo, da supervisão do organismo europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.