Escrito por: João Pereira
O resultado das eleições, como todos sabem, ditou a vitória de Luís Filipe Vieira. Desde sexta já muito se escreveu e já muito se falou acerca do acto eleitoral. Mais não precisamos de saber sobre percentagens, total de votantes, afluência aos locais de voto, etc. A meu ver o que realmente importa agora são as exigências. LFV pediu, os sócios votaram a seu favor e venceu confortavelmente. Como refere, é o “presidente de todos os benfiquistas” e, como tal, deve estar preparado para as exigências da massa associativa e adepta do nosso clube, já que, apesar de tudo, as insatisfações não desapareceram com esta vitória eleitoral. Como tal, preparei uma pequena lista pessoal de exigências para este novo mandato. Caro Presidente aqui vão algumas:
1 – Cumpra a promessa de fazer o Benfica voltar às conquistas de campeonatos de uma forma regular e não através da fórmula habitual “1 campeonato de 5 em 5 anos, ou mais”.
2 – Seja realista nas suas afirmações, se por um lado 3 campeonatos nacionais em 4 anos me parece uma coisa perfeitamente alcançável, por outro uma final europeia parece-me um objectivo irrealista, tendo em conta a conjuntura económica do país e a necessidade de vender activos valiosos, que fazem toda a diferença numa competição europeia (veja-se esta época o Benfica na liderança a nível interno e no último lugar no seu grupo da Champions depois da venda de Javí e Witsel). De promessas não cumpridas já andamos nós fartos.
3 – Faça-se rodear de quem realmente sente e ama o Benfica, está na hora de arrumar os “infiltrados” para fora do clube. Espero que esta “parceria” com Moniz dê frutos. Dê um papel activo, preponderante e de relevo a Rui Costa na estrutura do futebol. O Maestro é um verdadeiro benfiquista, conhecedor do futebol e de futebolistas de qualidade. Não o use apenas como uma bandeira eleitoral e como uma espécie de relações públicas para dar a cara em sorteios de competições.
4 – Continue a aposta nas modalidades e nas equipas de formação. O Benfica não é só o futebol sénior, é muito mais que isso.
5 – Arranje alguém que abra os olhos e que ponha um travão a JJ e, se não formos campeões este ano, afaste-o do comando técnico da equipa. Depois da estonteante época do título, em que o Benfica apresentou um futebol fantástico e vistoso, os erros têm sido mais que muitos por parte do nosso técnico. Equipa desequilibrada, plantel desequilibrado, contratações sem sentido, falta de contratações para posições débeis, má abordagem táctica em variadíssimos jogos, má escolha da equipa a apresentar, etc. Este ano no campeonato temo-nos aguentado, até quando? Ah e espero que esta aposta em jovens PORTUGUESES seja para continuar. Neste momento temos André Gomes em ascenção mas ainda há André Almeida, Miguel Rosa, Ivan Cavaleiro, João Cancelo, Luís Martins, etc, com um grande futuro à sua frente.
6 – Não se deixe manietar e atingir por provocações vindas de outras paragens. Não nos devemos rebaixar nem dar demasiada importância a quem não a merece e a quem é provocador. Deixemos a faceta de incendiários do futebol português para os do costume. Manter o bom senso acima de tudo.
7 – Seja sempre transparente e sincero com os benfiquistas, não nos atire areia para os olhos, seja em assuntos futebolísticos, seja em assuntos financeiros e administrativos referente aos nosso clube. Não somos só números, não somos apenas umas marionetas de quem se lembra em ano de eleições. Os benfiquistas amam o clube, sentem-no como ninguém, são fervorosos, apaixonados, mas estão atentos. E, se você falhar mais alguma vez, provavelmente não chegará ao final do mandato.
Nota 1: Uma boa vitória num estádio tradicionalmente difícil. As visitas a Barcelos costumam ser mais atribuladas, felizmente o Benfica ganhou com todo o mérito e autoridade.
Nota 2: Espero que o Benfica se aguente no topo da Liga até à chegada de Luisão e, principalmente, até ao mercado de Janeiro, onde se poderá reforçar.
Nota 3: Boa sorte para a selecção de futsal que irá estar presente no campeonato do Mundo da modalidade no próximo mês de Novembro.
A subir: André Gomes/Éder. O jovem benfiquista tem mostrado que pode ser uma opção para o meio-campo do Benfica numa posição entre o 8 e o 10. Muita elegância, visão de jogo, inteligência e capacidade de passe, uma agradável surpresa.
O avançado bracarense foi falado em toda o Mundo por causa da sua finta a Carrick, que resultaria no segundo golo do Braga em Manchester. No entanto, Éder tem-se destacado na equipa de Leonardo Jardim por muitas outras razões, marca golos e é a referência de ataque dos arsenalistas
A descer: Lance Armstrong. O ciclista que conquistou milhões afinal tornou-se numa fraude. Uma grande machadada para quem acreditava neste atleta e o via como uma fonte de inspiração.
Até daqui a quinze dias.
Saudações Desportivas.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS