Esta quinta-feira de manhã, o Conselho de Ministros anunciou, uma série de novas medidas relativamente à pandemia de covid-19. Entre as quais, constam o fim do isolamento para os contactos de risco e o fim da obrigatoriedade de apresentação de testes negativos para frequentar eventos desportivos.
Segundo Mariana Vieira da Silva, ministra de Estado e da Presidência, após a reunião do Conselho de Ministros, este novo conjunto de medidas foca-se no alívio das medidas que estavam em vigor até então, tal como já tinha sido defendido na reunião no Infarmed, realizada na quarta-feira, pelos especialistas.
Desta forma, termina uma série de medidas, como é o caso do confinamento de contactos de risco, a recomendação de teletrabalho, os limites de lotação em estabelecimentos comerciais e a exigência de teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas. Em sentido contrário, mantém-se a exigência de testes negativos, salvo certificado de 3ª dose ou recuperação, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde e o uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente.
Este conjunto de medidas manter-se-á em vigor até que se verifique uma «queda significativa» dos óbitos por covid-19 diários, que têm permanecidos «muito elevados» nos últimos tempos, segundo disse Mariana Vieira da Silva.
Medidas que entram em vigor:
Fim de confinamento de contactos de risco;
Fim da recomendação do teletrabalho;
Fim dos limites de lotação em estabelecimentos comerciais;
Fim da exigência de certificado digital, salvo no controlo de fronteiras;
Fim da exigência de testes negativos para acesso a grandes eventos, recintos desportivos e bares e discotecas; Manutenção de exigência de testes negativos, salvo certificado de 3ª dose ou recuperação, para visitas a lares e visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde;
Uso da máscara nos espaços interiores onde é exigida atualmente