DOMINIODEBOLA.com

Notícias, Futebol, Liga, Portugal, Betclic, Benfica, Sporting, Porto

Toda a Entrevista de Pinto da Costa – SIC

7 min read

Grande Entrevista de Jorge Nuno Pinto da Costa.

Segue-nos nas Redes Sociais

Facebook icon  Instagram icon Tiktok icon twitterx icon Pinterest icon Whatsapp icon YouTube icon

Em Direto na SIC:

A entrevista foi transmitida em canal aberto na SIC.

Pinto da Costa sobre a AG

“O que tenho a dizer é o que todos sentem. Foi um momento muyit desagrafdável, muito mau mesmo,. Ver sócios contra sócios e tenho de lamentar tudo o que aconteceu. Já tomámos todas as providências para que não se volte a repetir na próxima AG. Decorrem dois inquérirtos, um nosso do Conselho Fiscal e outro do MP, para apurar os responsáveis. Temod de aguardar calmamente. Não vou dizer quem são os pricniapsi responsáveis, caso controário estava a antecipar-me aos inquéritos. Houve fatores, através das redes sociais, incitamento a que as pessoas viessem em gripo, que filmassem o que puidessem… Não compreendi a intenção. Lá dentro até começou tranquilamente, eu até tive a oportunidade de falar. Estava gente a mais, o plano C apareceu na altura. Tínhamos aqui tudo montado. Foi uma adesão anormal, tivemos de ir para o pavilhão, que era a última hipótese. Tanto havia condições que a AG retomou. Fui a primeira pessoa a falar, não falei muito. Fui ouvindo com toda a atenção, depois falou o Dr. Miguel Brás da Cunha e depois ainda o Dr, Hugo Nunes. Só quando veio um associado falar é que começaram os tumultos.”

Qual o instinto? Ficar calado? “Claro, naturalmente. Eu, aquilo que podia contribuir para que corresse bem, fi-lo. Eu nada tinha a ver com a Comissão de Estatutos, ali assumi que ia votar contra os casos que achava que podiam ser mais complicados. E eu disse que iria votar contrra porque não estava de acordo.”

A recandidatura

Vai recandidatar-se à presidência do FC Porto? “Embora não precisasse, pago as minhas quotas todos os anos. Sou o sócio número 587. O sócio do FC Porto 587 é o presidente do FC Porto. O presidente neste momento tem três preocupações grandes. A primeira é que todo esse barulho nas redes sociais não chegue à equipa de futebol. Que esteja tranquila para atingir os objetivos de toda a nossa estratégia, que passam por passar aos oitavos de final da Champions. Essa é uma das preocupações. A segunda preocupação que fez parte da estratégia da minha direção é que em dezembro possamos apresentar lucro e ter os capitais próprios positivos. É um grande salto. Está incluído na estratégia. Até ao final de dezembro. Mais de 10 por cento. Se não forem positivos, perto de positivos. E em terceiro, a minha preocupação é a nossa academia, já estão os projetos feitos… Recandidatar-me? Não faço ideia. Só estou preocupado com isto. Temos três metas. Passar aos oitavos da Champions e depois fazer o melhor possível, pôr as máquinas no terreno na Academia e apresentar contas positivas e capitais próprios positivos.”

A maioria da SAD

“O FC Porto nunca perderá a maioria da SAD. Houve várias tentativas de compra. Mas o clube é dos sócios, não é dos bancos ou investidores”

A renovação de Sérgio Conceição

Sérgio Conceição, nome histórico do FC Porto. Renovação: “Mas acha que alguém que trabalha num clube como o FC Porto, seja treinador, seja o advogado… Alguém vai renovar contrato sem saber quem é que vai ter a dirigi-lo? Eu não assinava.”

Falem com o Sérgio Conceição

“Os candidatos deviam era contactar o Sérgio Conceição e perguntar-lhe se está disponível para renovar se eles forem os presidentes”

FC Porto e a maioria da SAD

Tem em vista entrada de capital por algum investidor forte? “Neste momento não. E há uma coisa. Quando assumi a presidência, o FC Porto tinha 40 por cento da SAD. Nós conseguimos hoje ter perto de 75 por cento. Há uma coisa que já garanti publicamente. É que o FC Porto nunca perderá a maioria da SAD. Houve tentativas de compra, várias, às quais nós resistimos. Entendemos que o clube é dos sócios, não é dos bancos nem dos investidores ou seja de quem for. A SAD tem de ser maioritariamente do FC Porto. Coisa que não era.”

Naming do Estádio do Dragão

Naming do estádio é hipótese? “Sim, é uma realidade. E hoje, curiosamente, quando há 20 anos quiseram poor o meu nome no estádio e eu opus-me terminantemente, disse que iria complicar o negócio do naming no estádio. Qualquer empresa aceita Dragão, mas ninguém aceitaria Jorge Nuno Pinto da Costa Super Bock.”

Será um valor na ordem de quanto? “Estamos na base dos cinco ou seis milhões. A médio prazo.”

SAD e falência técnica

Prejuízo alto… “Não é verdade. No ano passado apresentamos 20 milhões de euros de lucro.”

SAD perto de falência técnica? “Estamos todos perto. Agora, ou estamos lá ou não. Há jogadores com valor zero, vendemos um por 45 há dois anos, que estava no balanço por zero. Se considerar o valor do plantel estamos super valorizados.”

Prémios dos administradores da SAD? “É um falso problema porque a administração recebeu um prémio segundo estabeleceu a comissão de vencimentos. Que estabeleceu o FC Porto ir à champions. Para o ano vão ter? Nem um euro. Não fomos nós que exigimos isso.”

As contas negativas

150 milhões de euros negativos nas contras. Como se chega a isto? “Chega-se porque os encargos subiram muito, o que ganham desde 2015 é uima diferença abismal pela concorrência do mundo árabe. Em dezembro os capitais próprios vão estar no positivo ou perto disso. 2015 o que conta para mim é desde que cá está SC, que chegou depois disso, temos mais 10 títulos no Museu. os sócios querem ver isso e não ‘olha baixa os capitais…’ Nós estivemos no fair-play financeiro e já não estamos. Apresentamos este prejuízo com acordo da UEFA porque sabem os nossos planos. Mas não vou aqui revelar. Temos de apresentar as contas durante o ano, não em junho, se tivesse de ser em junho vendíamos outro jogador e estava resolvido. Demos preferência ao aspeto desportivo, controlado para em dezembro apresentarmos contas positivas à UEFA.”

Hulk, Falcao e James

Treinadores queriam algo mais? “Claro, todos querem sempre mais alguma coisa. E não são Messis e Ronaldos. Colocando os pés na terra, o único plantel que tivemos, em que não precisávamos de ninguém, foi o de 2011. Se tenho uma linha ofensiva com Hulk, Falcao e James Rodríguez, precisa de alguém? Foi um plantel caro para a altura, não tanto como agora. São 11 anos de diferença. Foi o único plantel em que não precisávamos de ninguém.”

Taremi e a renovação

Taremi pode renovar? “Temos de ser realistas, o Taremi tem propostas que ainda não aceitou para ganhar 10 M€ por ano. Deem cá 10 milhões mais 10 para o Fisco e eu renovo com o Taremi. Com propostas ridículas que nem deu para conversar. Não houve nenhuma proposta nem perto da cláusula dele.”

“Se o Sérgio ficasse indiferente, era sinal que se estava a marimbar”
Como fica Sérgio Conceição ao perder jogadores? “Se um treinador ficar contente ou indiferente quando perde os melhores jogadore sé porque se está a marimbar para o clube. Ele está consciente da realidade. Se fôssemos um City ou United, em que os donos são americanos e nem sabem de que cor são as camisolas… Agora, se o Sérgio ficasse indiferente, era sinal que se estava a marimbar.”
Pinto da Costa sobre Frederico Varandas

Pinto da Costa responde a Frederico Varandas:

Benfica: “Não falo dos rivais, tenho esse princípio há algum tempo. Varandas? Fiquei muito contente por ver que um presidente de um rival está muito interessado na minha saída. Como fico muito contente quando vejo diariamente uma estação concorrente da SIC a ter quatro sujeitos para dizer mal de mim. Fico contente, é sinal que querem que eu saia do FC Porto. Quando o presidente do Sporting aproveita a oportunidade para ver se me tira daqui, é uma medalha para mim. Mas a vida dele, é a vida deles. Não me imiscuo. Relação institucional com o Sporting? Para mim, respeito toda a gente. Falar com essas pessoas, se houver ofensas há os tribunais para conversarmos. Mas comentar o que este e aquele dizem… Não me diz respeito. Sou presidente do FC Porto, não tenho de me preocupar com os outros e encher cada vez mais o Museu de troféus, não é de extratos bancários. Não vão 1000 pessoas ao Museu por dia para ver os saldos. Nos últimos seis anos ganhámos três campeonatos, os outros dois ganharam três.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights