DOMINIODEBOLA.com

Notícias, Futebol, Liga, Portugal, Betclic, Benfica, Sporting, Porto

Entrevista a José Costa – “Representar a Académica é um orgulho enorme”

3 min read

José, antes de mais queria agradecer-te em nome do Domínio de Bola por teres aceito a nossa entrevista.
Conta-nos como surgiu a tua paixão pelo futebol?

Segue-nos nas Redes Sociais

Facebook icon  Instagram icon Tiktok icon twitterx icon Pinterest icon Whatsapp icon YouTube icon

A minha paixão surgiu com a que o meu pai já demostrava pelo jogo. Apesar de ele nunca me ter incutido ou obrigado a jogar futebol a minha paixão foi crescendo devido à maneira como ele sente o futebol. E por essa razão comecei também a ter um gosto especial por este desporto e decidi tentar praticar para ver como me saía

Começaste a tua carreira no Oliveira do Bairro e mais tarde rumas ao Benfica. Que lembranças guardas da equipa de Lisboa?

Verdade, comecei no Oliveira do Bairro, comecei com apenas 7 anos. Depois relativamente à minha ida para o Benfica, com 11 anos, foi uma época de muitos sacrifícios, principalmente nos primeiros dois anos, onde eu ia e vinha de Oliveira do Bairro para o Seixal de duas a três vezes por semana para treinar e jogar. Aos 15 anos mudei-me definitivamente para o seixal, foram anos de muitos títulos, com três campeonatos nacionais ganhos. Curiosamente são os anos de que me orgulho mais, onde aprendi imenso, de onde trago memorias muito boas da miha vida.

No ano passado chegas à Académica. O que significa para ti o clube de Coimbra?

A Académica é uma instituição diferente, cheia de história, tradições e com adeptos fervorosos. Pessoalmente, representar a Académica é um orgulho enorme porque carregar o losango ao peito não é para todos. Os capas negras têm de ser jogadores respeitados e respeitadores e é isso que nos difere das outras equipas. Já para não falar dos nossos adeptos que fazem tremer qualquer equipa que venha a Coimbra.

O que falhou à equipa para não ter alcançado a tão desejada subida à Liga NOS?

Para uma equipa subir de divisão é preciso todo um conjunto de factores alinhados para tal. Penso que este ano foi um ano de transição, adaptação e reestruturação da nossa instituição. Penso que agora estamos no caminho certo!

Sentes que a equipa desiludiu os adeptos?

Penso que fizemos todos acreditar que o sonho da subida era possivel, mas infelizmente não conseguimos. Olhando para os nossos adeptos, acho que o sentimentos deles é de tristeza. Contudo eles sabem que fizemos sempre o nosso melhor para dignificar a nossa Académica e isso deve ser motivo de orgulho para eles porque nenhum jogador virou a cara à luta e ao trabalho.

A Académica foi a equipa que menos golos sofreu na Lida Ledman Pro esta época. A que se deve este feito?

Isso deve-se a todo um trabalho árduo de todos os jogadores nesse sentido. Foi um objectivo conseguido na nossa parte, do qual todos nós nos orgulhamos. estamos de parabéns quanto a isso.

Por vezes a posição de guarda-redes é ligeiramente inglória. Concordas?

Sim sem dúvida! Vamos do céu ao inferno em segundos. Temos de saber viver com isso e saber das nossas qualidades quando as coisas correm menos bem.

Qual foi a pessoa que mais ter marcou?

Tenho várias pessoas que marcaram o meu crescimento e que me ajudaram sempre. Miguel Miranda, actual coordenador de guarda-redes da formação do Benfica, Orlando treinador de guarda-redes do Braga B e ainda o mister Emílio Peixe.

Um ídolo?

É difícil escolher um, Buffon, Casillas e recentemente Oblak são os três guarda redes que me enchem as medidas.

Até ao momento qual foi o jogador que mais dificuldade te deu?

O Gerard Deulofeu, num célebre Espanha vs Portugal, jogo em que ganhámos por 1-0

A seleção é um objetivo a curto prazo?

 A seleção principal é um objectivo que só posso alcançar quando jogar com mais regularidade. esse sim, é o meu objectivo a curto prazo.

Como te sentiste ao entrar com o emblema nacional dentro de campo?

É o maior orgulho que se pode sentir, afinal estás a representar o teu pais. Só os melhores do pais é que o fazem. É uma responsabilidade enorme.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights