O DOMINIODEBOLA.com exibe anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, considere apoiar-nos colocando o nosso site na lista de permissões.

DOMINIODEBOLA

O Futebol à distância de um clique

Emancipem-se, rapazes!

alt

Escrito por: Cláudio Moreira

 

Após mais um interregno (desta feita será de três semanas) para compromissos nacionais e agora Taça de Portugal, os temas para discorrer são extremamente escassos. De facto, só num país como o nosso é que a competição mais importante tem um intervalo de três semanas de uma jornada para a outra. Para se ter uma ideia mais clara deste absurdo, entre a primeira jornada no mês de Outubro e a última de Novembro vão jogar-se 4 jornadas, quando, em teoria, sem os jogos das selecções e outras alarvidades, jogar-se-iam pelo menos 8 rondas, contabilizando apenas um jogo a cada fim-de-semana, como é nosso apanágio. Em dois meses, far-se-ão 4 jogos para a Primeira Liga. Dá que pensar…

Não podendo de modo algum alterar este estado de coisas, resta-me esperar calmamente pela próxima jornada, um clássico, ao mesmo tempo que torço não só por uma vitória larga e uma exibição convincente na Taça frente ao último classificado da Segunda Liga, o Trofense, mas também a emancipação de alguns jogadores que têm tido menor tempo de utilização.

Falando concretamente em nomes, estou com enorme expectativa desde logo para ver o que vale o nosso suplente no ataque, o argelino Ghilas – não me passa pela cabeça que não seja titular, face ao cansaço evidenciado por Jackson. O ex-Moreirense terá a primeira oportunidade condigna de pôr em campo o seu talento e revelar se pode ser um complemento ou até alternativa ao nosso titular. No meio-campo, espero ver mais Quintero e, sobretudo, dar uma olhadela a Carlos Eduardo, cujos pormenores evidenciados na equipa B deixaram alguma água na boca. Na defesa, os holofotes estarão virados para a contratação Reyes e para a sua adaptação ao futebol europeu; será também interessante reparar como funcionará em dupla, presumivelmente com Maicon. Por último, na baliza, avaliar se Fabiano Freitas tem ou não estaleca para ser o sucessor de Helton.

Perspectivando aquele que será o XI de Paulo Fonseca, eu apostaria em: Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes, Alex Sandro; Defour, Carlos Eduardo, Quintero, Varela, Kelvin e Ghilas. Vamos lá, rapazes. Têm uma excelente oportunidade para mostrarem aquilo que valem, para dizerem ao treinador que são opções válidas e ganharem o respeito e admiração dos adeptos. Em frente, campeões!

 

Nota 1: Depois de Hulk e Sapunaru terem sido castigados por alegadamente terem agredido um steward, Josué é castigado por alegadamente ter cuspido num adversário. E é assim que as coisas aqui vão funcionando em relação do FC Porto, ao sabor do talvez, do se calhar, do pode ter sido. Há imagens de ambos os incidentes e em nenhum caso se pode afirmar categoricamente i) que Hulk e Sapunaru agrediram Sandro Correia e ii) que Josué tenha expelido saliva em direcção ao defesa do Arouca. Porém, como se trata de um clube do Norte, as imagens passam a ter uma nitidez inaudita e as dúvidas são certezas absolutas. Demorou-se 9 dias a castigar Josué, a ver vamos quando sai a sentença de Jorge Jesus…

Nota 2: Já escrevi neste espaço várias vezes que não vislumbro o fenómeno futebolístico sem as suas picardias e as rivalidades. No fundo, são elas que alimentam a nossa paixão e fazem com que queiramos ganhar mais e mais aos adversários a cada dia que passa. Mas há limites. E Bruno de Carvalho, ao abordar a velhice de Pinto da Costa – e não sendo a primeira vez que o faz –, entra numa linha de argumentação torpe, baixa, que em nada enobrece a saudável cultura da rivalidade, pelo contrário, apenas estimula o ódio. Compreendo que o presidente sportinguista queira marcar posição em relação aos adversários, porém, não é preciso ser rude para alcançar essa meta.

Nota 3: Volvido mais de um mês, os clubes de Lisboa ainda toleram ter como presidente da sua associação um racista (que apagou os vergonhosos comentários que teceu e que não teve os cojones de se retractar publicamente) que não tem respeito pelos clubes rivais nem pelos que agora representa?


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy link
Verified by MonsterInsights