Escrito por: Bruno Pinho
O Benfica jogou mal em Alvalade e abdicou do ataque porque Jorge Jesus teve medo de jogar contra uma equipa mansinha, inofensiva e que em termos práticos e teóricos é bastante inferior ao Benfica. Está descrito caros leitores…esta foi a minha ideia após o jogo (e mantenho!), sim, porque empatar em Alvalade contra uma equipa banal, jogando à defesa, mal e sem aspirações de conseguir o resultado positivo devia deixar qualquer adepto benfiquista insatisfeito! Mas já cá volto!
No inicio da época, com a perda de inúmeros jogadores importantes, o Benfica estava morto. Ao longo da primeira volta (para alguns) se não fossem as arbitragens, o Benfica estava morto e em Janeiro, com a saída do Enzo, o Benfica estaria efectivamente morto! Pois bem, o Benfica já foi à casa dos dois rivais, não perdeu nenhum dos duelos e continua em primeiro com uma margem relativamente confortável. A seu favor, os encarnados possuem também o calendário, senão vejamos: faltam disputar 6 partidas fora de portas, 3 destes confrontos realizam-se contra equipas que ocupam os últimos lugares da tabela classificativa; no próximo mês, enquanto o rival mais directo vai disputar jogos a meio da semana (compromissos da liga dos campeões), ainda terá de jogar contra o Guimarães, ir ao Bessa, receber o Sporting e jogar contra os “amigos” de Braga. O Benfica recebe o Setúbal, desloca-se a Moreira de Cónegos, recebe o Estoril e desloca-se a Arouca. Esta é a fase decisiva da temporada e perder pontos nestes confrontos seria inadmissível!
Relativamente ao Derby… foi fraco! O Sporting a precisar desesperadamente de uma vitória e apesar de ter ocupado o meio campo defensivo do Benfica, poucas oportunidades criou, provando que não tem “estaleca” para discutir o campeonato de frente com os “gigantes portugueses”. Por outro lado, o Benfica não chegou a entrar em Alvalade, pois acredito que em circunstâncias normais, o Benfica vencia o jogo sem problema. Ah, o falado “massacre” não aconteceu caros sportinguistas. Eu sei que por vezes viver num mundo à parte tem destas coisas, mas massacre não, a não ser que seja uma referência aos pontapés de canto que a equipa verde beneficiou durante a partida.
Se o Sporting jogou excepcionalmente bem, como fazem crer, a única conclusão que tiro do derby lisboeta é: o melhor Sporting não chegou para um Benfica péssimo (Olé!). A luta pela conquista do título ainda é longa, podíamos estar ainda mais confortáveis, mas o certo é que estamos mais próximos do nosso objectivo.
Os anti-túneis
E nos anti-túneis desta semana:
O menino que amua! Nada melhor do que retomar os anti-túneis com…Bruno de Carvalho! Após a frustração do passado fim-de-semana, o Sporting, em jeito de amuo, decidiu cortar relações com o Benfica. Os jornais adiantam que tudo se deve aos incidentes nos derbys de futsal e de futebol, e de certa forma, compreendo este “corte de relações institucional” e defendo em parte a posição do presidente do Sporting. Atitude condenável por parte das claques! MAS…se existisse coerência, Bruno de Carvalho também cortava relações com os seus próprios adeptos, uma vez que também fizeram «provocações absurdas e a prática de actos bárbaros e criminosos.»
Saudações desportivas!