De guarda-redes do Chelsea… a lutador com sucesso na MMA

prasel
O brasileiro, Ricardo Prasel queria ser guarda-redes top e tinha boas razões para acreditar no sucesso. Mas, uma bursite crónica na cabeça do fémur, retirou esse sonho.
Começara em clubes pequenos e médios no seu país (Guarapuava, Joinville, Atlético Paranaense e Juventus de São Paulo) e atraíra a atenção de um grande da Bélgica, o Standard Liège, após um torneio em 2008.
Com 18 anos e uma bagagem carregada de ilusões, Ricardo rumou à Bélgica, assinou contrato e no ano seguinte, a meio do verão de 2009, seguiu emprestado para o Chelsea.
«O Chelsea foi o meu auge no futebol, vivi rodeado de estrelas. Eu era um menino no meio daqueles monstros. Depois ainda fui para a Bélgica, dois anos, e foi onde agravei o problema na perna», contou à revista Combate. Combate? Não há engano. É que o antigo goleiro é agora lutador e estrela de MMA, uma arte marcial.
Mourinho era então treinador do Chelsea e os guarda-redes eram: Petr Cech e Hilário.
Ricardo Prasel fez seis jogos na equipa B do Chelsea, voltou à Bélgica e começou a ter sérios problemas com lesões.
Mais tarde passaria ainda pela formação secundária do Atlético Madrid, mas nunca chegaria a jogar pelos colchoneros. «Voltei ao Brasil, estive em clubes do Paraná e acabei por me mudar para o Atlético. Num treino da equipa B, num campo sintético, voltei a lesionar-me e desanimei. A desmotivação levou-me a abandonar o futebol.»
Do início no jiu-jítsu aos triunfos no MMA O sonho número dois de Ricardo Prasel, 31 anos, arrancou agora: artes marciais, MMA. E a antiga lesão?
«No futebol essa zona tem muito impacto, no MMA recebo poucos golpes e tenho a possibilidade de treinar só a parte de cima do corpo no dia seguinte. Nunca me atrapalhou.»
Com este protagonismo no mundo das lutas, onde se iniciou em 2011 através do irmão no jiu-jítsu, Ricardo Prasel não pensa em voltar ao futebol, apesar de receber vários convites, mesmo na Europa.
«Está fora de questão voltar a jogar como profissional. Ponderei jogar numa terceira divisão da Europa. Tenho amigos que ainda jogam, um deles compete na quarta divisão da Alemanha e referenciou-me. Queriam que jogasse uma temporada. Recusei e fiquei no MMA.»
Ricardo Prasel lutou e venceu num importante evento em Varsóvia, Polónia, no passado fim-de-semana. As luvas, agora, servem apenas para socar.