Está aqui tudo explicado!
Numa fase em que são muitas as possibilidades de Portugal passar no Grupo B, nada melhor que ficar a conhecer os critérios de desempate previstos pela UEFA para a fase de grupos do Euro2012, em caso de duas ou mais equipas chegarem ao fim em igualdade pontual.
Eis os critérios:
a) Maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas em questão
b) Maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão
c) Maior número de golos marcados nos jogos disputados entre as equipas em questão
d) Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas. Se este procedimento não levar a uma decisão, os critérios e) a i) são aplicados pela seguinte ordem;
e) maior diferença de golos em todos os jogos da fase de grupos;
f) maior número de golos marcados em todos os jogos da fase de grupos;
g) posição no ranking de selecções da UEFA (ver anexo I, parágrafo 1.2.2);
h) conduta "fair play" das equipas (fase final);
i) sorteio
Assim, com esta vitória sobre a Dinamarca, Portugal fica em boa posição para garantir o apuramento, pois para já, a equipa Lusa, fica em segundo lugar do grupo B, com situação de vantagem no confronto directo com os dinamarqueses, sendo este o primeiro critério de desempate.
As contas podem, ainda assim, complicar-se se houver outra selecção envolvida nas contas da passagem, pois em cenários extremos, Portugal ainda corre o risco de ser eliminado mesmo vencendo a Holanda: era preciso que a Dinamarca ganhasse à Alemanha por 3-2, 4-3 ou 5-4, num cenário de igualdade pontual entre portugueses, dinamarqueses e alemães.
No entanto, Portugal pode também ser apurado com uma derrota diante dos holandeses, desde que, tenha vantagem no saldo de golos com holandeses e dinamarqueses.
Para já, não há qualquer selecção apurada, uma vez que, mesmo tendo vencido a Holanda, a Alemanha ainda pode ser alcançada por Portugal e Dinamarca na última jornada e ficar em desvantagem num desempate a três.
No cenário inverso, após ter perdido ontem, a Holanda também ainda não está eliminada, uma vez que pode ser apurada se vencer Portugal por mais de um golo e a Dinamarca perder com a Alemanha.
Os cenários para as quatro seleções são estes:
ALEMANHA: apura-se pontuando com a Dinamarca; se perder, ainda se pode apurar, caso Portugal não vença a Holanda. Se perder e Portugal vencer a Holanda, tudo se decide na diferença de golos dos jogos entre Portugal, Dinamarca e Alemanha.
PORTUGAL: apura-se se pontuar com a Holanda, desde que a Dinamarca não ganhe. Se a Dinamarca ganhar por mais de um golo, Portugal apura-se vencendo, e a Alemanha é eliminada. Se a Dinamarca vencer por 1-0 ou 2-1, Portugal também passa, vencendo, e a Alemanha é eliminada. Qualquer vitória da Dinamarca por 3-2, 4-3 ou 5-4 deixa Portugal eliminado, mesmo ganhando à Holanda. Portugal apura-se perdendo por um golo de diferença, desde que a Dinamarca também perca.
DINAMARCA: apura-se vencendo a Alemanha. Pode apurar-se empatando, se Portugal perder. Se perder, está eliminada.
HOLANDA: apura-se vencendo Portugal por mais de um golo e a Dinamarca perca com a Alemanha.