Está confirmado, na póxima jornada da Liga NOS já será possível efetuar cinco substituições. A Assembleia Geral da Liga, que decorre esta segunda-feira no Porto, aprovou as cinco substituições para o que resta de campeonato, já com efeitos na jornada 26, que arranca amanhã, terça-feira, com o encontro entre Gil Vicente e Famalicão pelas 21h00.
Portugal segue assim o exemplo de outros campeonatos, como a Premier League a Serie A, que regressam este mês.
Recorde-se que a FIFA anunciou em maio que as equipas de futebol podem fazer cinco substituições por jogo, em três momentos diferentes, após concordância do Internacional Board (IFAB), tendo em vista a proteção da integridade física dos jogadores
“Como o futebol, em todo o mundo, está a considerar a retoma das competições após a pandemia de covid-19, o IFAB concordou em fazer uma alteração temporária às Leis do Jogo, com base na proposta feita pela FIFA para proteger o bem-estar do jogador”, lia-se no comunicado do organismo que rege o futebol mundial.
Assim, nas próximas nove jornadas, os treinadores poderão alterar o seu onze inicial em três momentos durante os 90 minutos e ao intervalo, independentemente das posições de campo de cada jogador, conforme a a nova redação da Lei 3, devidamente autorizada pelo IFAB e pela FIFA.