A CMVM chumbou a OPA do Benfica, avança a TVI. O SL Benfica já foi notificado da decisão e teoricamente ainda poderá refazer a operação. Mas para isso terá de ultrapassar uma irregularidade detectada pelo regulador da Bolsa, que pode aliás mais tarde multar os encarnados, por não não ter comunicado informação ao mercado.

Resumindo, foi concluído que o clube queria pagar a compra das ações da SAD com dinheiro da própria SAD.

Segundo a mesma fonte, em causa está o modelo de financiamento da OPA: primeiro, o clube passava a cobrar rendas mais elevadas à SAD pela utilização do estádio, de que é dona; segundo, o clube antecipava o recebimento de vários anos dessa receita. Desta forma, o dinheiro saía da SAD para o clube, que depois usaria esse dinheiro para comprar as ações da SAD.

Ainda de acordo com a TVI, a operação não será ilegal, no entanto é irregular em contexto de OPA, oferta pública de aquisição de ações. Além disso, a decisão teria de ser obrigatoriamente comunicada aos investidores, não o tendo sido. É por isso que a CMVM vai obrigar a SAD a fazer um comunicado ao mercado informando sobre as condições deste negócio entre o clube e a SAD. Mais tarde, o regulador pode impor o pagamento de uma multa ao Benfica por ter falhado essa comunicação atempada.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.