O DOMINIODEBOLA.com exibe anúncios on-line aos nossos visitantes. Por favor, considere apoiar-nos colocando o nosso site na lista de permissões.

DOMINIODEBOLA

O Futebol à distância de um clique

Carta ao Pai Natal

Escrito por: Cláudio Moreira

Querido Pai Natal,

Está quase a findar mais um ano e, como deves entender, tenho um monte de pedidos para te fazer. São tantos e tão variados!

Olha, em primeiro lugar, podias conceder algum juízo ao Rui Santos, que ainda esta semana colocou Alex Sandro no mesmo patamar do Melgarejo. Não te rias, é verdade, eu ouvi bem! Como é que ele continua a dizer estas baboseiras com um semblante sério? E já que estamos nesta senda de comentadores, que tal tirares o incendiário Rui Gomes da Silva da televisão? Aviso-te já que isto um dia dá para o torto. Quer dizer, já deu, já tivemos aí uns diabos a atacar fiscais-de-linha, mas continuamos todos alegremente a fingir que o epicentro da violência está nos Super Dragões.

Mas como sei que tu não atendes a estes pedidos – há motivos de força maior que impedem que estes incontinentes verbais sejam afastados –, permite-me concentrar-me apenas no plano desportivo. Toma atenção ao que te escrevo, vá lá, contém as gargalhadas, o Melgarejo também não é assim tão mau.

Em termos nacionais, Pai Natal, é prosseguir o mesmo caminho do ano passado. Ser campeão e, desta feita, abrir três garrafas de champagne pelo tricampeonato. A taça mais importante já lá vai e teria alguma graça vender aquela do Lucílio Baptista. Que achas? Digo-te já que se não ganharmos não fico muito atemorizado. Mas até que gostava de experimentar o sabor de a ganhar. Gostava também que continuasses o processo de desenvolvimento do Vítor Pereira. Ele tem melhorado, comparativamente ao ano passado. Deixa-me desde já agradecer-te a ajuda, mas se puderes melhorar ainda mais a sua competência, prometo que vou ser ainda melhor adepto do que o que tenho sido.

No que toca à Europa, passámos para a próxima fase da Champions. E o Benfica foi relegado para a Euroliga, como Jorge Jesus gosta de apelidar. Sou só eu que começo a denotar um padrão nestas coisas das competições europeias? Será que Porto e Benfica estarão a preparar-se para serem os únicos concorrentes dignos, cada um na sua piscina, na Europa do futebol? Só o tempo o dirá, mas não te escrevo por causa disso, desculpa o aparte. Olha lá, faz o que tens a fazer e leva o meu FC Porto adiante, que este Málaga tem mais do que fazer do que andar a atrapalhar a nossa caminhada na Liga dos Campeões. Há dois anos que não sentia esta emoção de passar a fase de grupos e poder ir mais além na competição que reúne os melhores do Mundo. Por isso, se não te importas, deixa-me no sapatinho uma jornada europeia da qual me possa orgulhar.

Bom, sumariamente é isto. Se quiseres, deixa um ou outro reforço de Inverno para atacarmos todas as competições convenientemente. Com trivelas, de preferência. Não estou muito exigente, pois não? Há quem queira três de quatro campeonatos e uma final europeia. Megalómanos, pá! Mantém o foco nos meus pedidos, portanto. São mais concretizáveis e, mais importante de tudo, fui um bom adepto durante 2012.

Um forte abraço, Pai Natal, e pára lá de te rir com a comparação entre o Alex Sandro e Melgarejo.

 

Nota 1: Com que então Paulo Pereira Cristóvão deu uma de espião e, com o beneplácito de Godinho Lopes, montou um esquema para “inspeccionar” não só jogadores leoninos e árbitros, mas também os centros de estágio de Porto e Benfica? Onde andam os arautos da verdade desportiva que pediram a cabeça de Pinto da Costa desde o primeiro momento? Saiam da toca, sejam coerentes e adoptem a mesma postura para casos idênticos.

 

Nota 2: Como é que um clube como o Sporting, com as fragilidades que toda a gente reconhece, se dá ao luxo de ter três treinadores principais – Vercauteren, Oceano e Jesualdo – e ainda estar a ressarcir outros dois devido a despedimento? E, cuidado, o professor Moniz Pereira já vai falando que o Sporting pode muito bem sobreviver sem futebol…

 

Nota 3: Começámos bem a Taça da Liga, ganhámos o jogo teoricamente mais complicado e até podíamos ter goleado, segundo o resumo que nos foi dado a visionar. É uma competição para ganhar. Como sempre foi. E tendo em conta que a Taça de Portugal já lá vai, que tal encarar isto como uma prioridade e vingar aqueles 3-0 de há uns anos?

A todos os leitores, de todas as cores clubísticas, em meu nome e do atarefado Duarte Pernes, um Feliz Natal e um 2013 de sucessos desportivos para o FC Porto.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Copy link
Verified by MonsterInsights