Carlos Carvalhal joga hoje por 262 milhões
O Sheffield Wednesday, de Carlos Carvalhal, defronta hoje o Hull City, no mítico Estádio de Wembley, em Londres, a partida mais valiosa da carreira do técnico português. Em jogo está a subida à Premier League pelo Sheffield Wednesday, que será “premiada” com um valor astronómico, são 200 milhões de libras (cerca de 262 milhões de euros), fruto do acordo de direitos televisivos celebrado pela Premier League para o triénio 2016-2019.
O histórico Sheffield Wednesday que se encontra fora do escalão máximo do futebol inglês desde 2000, e tem agora a melhor oportunidade desde essa altura para voltar ao topo – pelo meio, chegou a estar no terceiro escalão. Esta época, sob o comando de Carvalhal, os owls terminaram a fase regular do Championship em sexto lugar, o último que dava acesso aos play-offs. De seguida, nas meias-finais, conseguiram eliminar o Brighton (2-0 e 1-1), que tinha sido terceiro na fase regular com 15 pontos de vantagem sobre o Sheffield. Agora, têm a oportunidade de fazer história e voltar ao principal escalão 16 anos depois.
“Sinto a equipa fresca como se estivesse no início da temporada. Estão prontos para desfrutar deste jogo”, afirmou ontem o treinador português, desvalorizando o favoritismo que tem sido atribuído ao Hull City; “Sabemos que o nosso adversário é muito forte, tem uma equipa de Premier League, mas temos 50 por cento de hipóteses. Os nossos adeptos (40 mil estarão nas bancadas de Wembley) criam um ambiente positivo, os jogadores estão bem fisicamente e sabem o que têm de fazer, por isso estamos otimistas.”.
Na conferência de imprensa, Carvalhal, lembrou que à sétima jornada o Sheffield Wednesday ocupava apenas a 19.ª posição. “Nesse momento, provavelmente tínhamos 1% de hipóteses de ser promovidos. Mas mesmo nessa altura tínhamos 100% de fé e com o tempo alcançámos os play-offs”, enfatizou o técnico luso, que do outro lado terá um verdadeiro especialista em subidas: Steve Bruce já o conseguiu duas vezes com o Birmingham City e uma precisamente no Hull. Mesmo assim, a fé dos adeptos do Wednesday mantém-se, e hoje o cântico “Carlos had a dream (Carlos tinha um sonho)” irá ouvir-se bem alto em Wembley.