Insultos e provocações marcaram o encontro
Não correu muito bem o Cosnelho de Presidentes que hoje re realizou em Fátima.
Os presidentes de Benfica, Sporting e Marítimo abandonaram a reunião mais cedo do que o previsto e teceram duras críticas ao que se passou. Luís Filipe Vieira, à saída, afirmou que “para bem do futebol, é melhor nem dizermos nada. Para bem do futebol, o Benfica nem se deve pronunciar sobre o que se está a passar ali dentro. Por respeito ao futebol, é melhor não falarmos nada. Espero é que quem ficou assuma as responsabilidades pelo que se passar. O futebol português está acima de tudo e não está para guerrinhas pessoais nem opiniões concertadas com ninguém”.
Este encontro ficou ainda marcado por comentários menos simpáticos entre presidentes. Segundo relata o jornal A Bola, Carlos Pereira, presidente do Marítimo, ter-se-á dirigido a Pinto da Costa apelidando-o de “velho gagá” e “imbecil”, ao que o presidente portista terá retorquido com “imbecil é você!”. O responsável maritimista terá ainda apelidade Júlio Mendes, presidente do Vitória de Guimarães, de “pau mandado do FC Porto”. O Record conta ainda que Luís Filipe Vieira, descontente com a posição tomada por Mendes, desabafou que estava “arrependido de ter emprestado dinheiro ao Vitória de Guimarães” e dirigiu-se ao líder vimaranense exclamando “vê se pagas é o que deves!“.
Tricas à parte, deste encontro saiu uma certeza: a de que se vai realizar uma Assembleia-Geral Extraordinária da Liga de Clubes, que visa a destituição imediata de António Figueiredo e Carlos Deus Pereira como presidente e presidente da mesa da Assembleia Geral, respectivamente. Eis o comunicado dos clubes que participaram na votação:
«1. Proceder à destituição do Presidente da Liga. Este ponto foi aprovado por 81 por cento dos presentes, que representam 61 por cento do universo eleitoral.
2. Convocar na próxima segunda-feira uma Assembleia-Geral Extraordinária com vista à destituição do presidente da Direção da Liga.
3. Remarcar em sede própria a data da realização da Assembleia Geral eleitoral para os órgãos da Liga para o dia 2 de junho de 2014.
4. Criação de uma equipa de trabalho composta por dez clubes, sendo seis da I Liga e quatro da II Liga, designadamente o Nacional, Estoril, Belenenses, Rio Ave, Vitória Guimarães, Académica, Beira Mar, Penafiel, União da Madeira e Oliveirense, a fim de preparar e apresentar uma proposta de novos estatutos e um novo modelo de governação para a Liga.
5. Foi também consensualizado convocar na próxima segunda-feira uma Assembleia Geral Extraordinária com vista à destituição do presidente da Mesa de Assembleia Geral da Liga»
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS