Bruno Carvalho: “Benfica está em falência técnica”
"É a situação mais grave de que me lembro no Benfica"
Bruno Carvalho, candidato derrotado nas últimas eleições do SLBenfica, disse ontem à TSF que os resultados apresentados pela SAD do clube da Luz à CMVM demonstram uma situação de falência técnica e define como "muito grave" o estado em que se encontram as finanças da empresa que gere o futebol profissional na Luz.
Os resultados divulgados pela SLBenfica SAD à CMVM, relativos à época 2011/2012 apresentam um passivo de 426 Milhões de Euros e um activo de 412 Milhões. O que contabiliza um saldo negativo de 14 Milhões de Euros.
Apesar de tudo, o exercício da época passada regista um aumento histórico de 10% nos proveitos operacionais consolidados na ordem dos 91 Milhões de Euros, ultrapassando os quase 83 Milhões referentes à temporada de 2010/11.
Em declarações à TSF, Bruno Carvalho afirmou, "O que eu digo é uma coisa objectiva, não tem nenhum juízo de valor. O que está escrito no relatório consolidado das contas do Benfica é que o ativo é inferior ao passivo. Ou seja, o Benfica deve mais do que os bens que tem, com capitais próprios negativos e isto tem um nome que se chama falência técnica. Isto é a situação mais grave de que me lembro no Benfica"
Ainda na opinião de Bruno Carvalho, as vendas na presente época, de Witsel e Javi Garcia, não surgem ainda no exercício em causa, mas mesmo quando forem incluídas nas contas "têm de ser contrabalançadas com as compras que foram entretanto efectuadas – e não foram poucas – e depois com os custos" em salários "que o Benfica vai tendo ao longo do ano e que conduzem sempre a situações de perda".
Os resultados da temporada 2011/12 são negativos em 11,7 Milhões de Euros. "O Benfica está num ciclo infernal de prejuízos e de aumento de passivo e se alguém não puser mão rapidamente nisto, vai ter um fim muito triste", finalizou Bruno Carvalho.