Durante a última semana não se falou noutra coisa a não ser no caso Valeri Bojinov. O búlgaro chegou a Alvalade rotulado de craque, depositando grandes expectativas nos adeptos leoninos, eu incluído. No entanto, o pseudo ponta de lança “italiano” trazia no seu historial duas graves lesões contraídas no passado, todavia, nada que não o levasse a jogar em grandes clubes europeus com Juventus, Fiorentina e Manchester City á cabeça. Valeri estreou-se no Lecce ainda muito jovem o que faz com que com apenas 25 anos, já seja profissional á cerca de 10. Portador de um pé esquerdo (quanto a mim) invejável, penso que Bojinov chegou a Portugal com um estatuto errado, digo isto porque, na passagem pelos clubes supracitados, ele raramente jogou a ponta de lança, as suas melhores épocas foi a jogar atrás do mesmo ou então, preferencialmente, na ala esquerda num sistema táctico com três homens na frente (sistema utilizado por Domingos). Posto isto, com Bojinov o Sporting está a cometer os erros do passado, erros esses que tem nomes, Caicedos, Deivides ou mesmo Pinillas, ou seja, nem oportunidades de mostrarem que são fracos têm. Após superados os problemas físicos do inicio de época, a lesão de Ricky aparece, e aparece também a oportunidade de Bojinov. O que aconteceu? Exigiram tudo a mais alguma coisa a um “não ponta de lança”, puseram o jogador sobre brasas e quando tenta em prol da equipa ganhar confiança, é crucificado. Antes de chegar ao tema central, referir que Valeri até ter a sua oportunidade, sempre o vimos no banco a torcer pela equipa, a festejar efusivamente os seus primeiros golos e sendo sempre acarinhado pelos colegas que estavam dentro de campo, demonstrando isto, que ao contrario do que se lê por ai, o búlgaro era um dos mais importantes no balneário.
Taça da Liga, jogo contra os “suplentes” do Moreirense, empate 1-1, tempo de descontos, Bojinov não jogará mais pelo Sporting. O problema é o Bojinov? Quanto a mim não. O Sporting em 2012 ainda não venceu e o problema é o Bojinov? Na minha opinião não. Em vez de se perder tempo com críticas a Bojinov e á sua impensada atitude porque não perder tempo a questionar a restante equipa pela sua falta de atitude e raça? Se toda a gente trabalha-se em prol da equipa contra o Moreirense, o mais provável era o Sporting estar a vencer por 2 ou 3 ao intervalo e já nada disto se teria passado e até Bojinov teria feito o gosto ao pé. Domingos que tantos elogios atribuiu ao búlgaro, chega Ribas que não jogava desde Maio e joga a titular num dos jogos mais importantes da época em Braga. Penso que estas questões é que deviam ser levantadas e não crucificar um atleta que até á data tudo fez pelo clube, onde apenas teve uma atitude irreflectida, atitude essa, que levaria o devido castigo, acabando desde logo com o assunto. Afinal de contas a vontade de vencer e ganhar confiança de Bojinov é que o levou a errar. E se Bojinov converte o penalti? Já não merecia castigo? Na minha opinião sim. Resumindo, Bojinov errou em não acarretar as ordens impostas por alguém que lhe é superior e merecia o devido castigo, no entanto, penso que o problema não é ele, servindo durante esta semana para desculpar o péssimo arranque de 2012 que o Sporting está a efectuar.
Para terminar, a minha já habitual crítica á imprensa portuguesa sobre a maneira como tem tratado este caso, no entanto, apenas questiono os nossos leitores, Bojinov foi o único caso na presente época de jogadores impedidos de entrarem nas instalações dos clubes que representam? Eu respondo por mim, acho que não mas parece que sim. É por estas e por outras que digo que o meu clube é mesmo grande, mesmo numa fase menos boa, nunca é esquecido e toda a gente fala no Sporting Clube de Portugal.
Rui Patrício foi eleito, pelos leitores do site espanhol 20minutos, o melhor guarda-redes a actuar nos campeonatos europeus com cerca de 400 mil votos. Esta votação vale o que vale, mas dizer que para além de grandes nomes das balizas europeias estarem presentes na votação, estavam também os “portugueses” Artur Moraes, Helton e Quim. Por este motivo, a foto da semana vai para o guarda-redes do Sporting e da selecção nacional, fazendo figas que para a semana seja a vez de Ricky, que está também na votação do melhor avançado jovem.
Saudações Leoninas