Escrito por: Bruno Pinho
Campeões, campeões, nós somos campeões…outra vez! Não vou escrever sobre o PSP de Guimarães, sobre os problemas no estádio dessa cidade, sobre os desacatos do Marquês ou de quem se ajoelhou em Belém (karma, talvez?) … o artigo destina-se apenas e só às nossas conquistas!
A época anterior foi de sonho! Ganhámos tudo a nível interno e fomos a uma final europeia, somando no total três títulos (Campeonato, Taça da Liga e Taça de Portugal)! Na presente temporada seria muito difícil repetir o feito, com a agravante de termos perdido muitos jogadores do onze base, fundamentais para o jogo que o Benfica estava habituado a implementar em campo. É verdade que esta época não fomos tão brilhantes, mas já arrecadamos 2 títulos (Supertaça e Campeonato) e estamos a caminho de conquistar o terceiro! Confesso que, fazendo uma análise às minhas expectativas iniciais e olhando para o decréscimo de qualidade no plantel encarnado, o Benfica surpreendeu-me bastante!
Não tínhamos os melhores jogadores, mas tínhamos a melhor equipa, a equipa com mais experiência e com mais espírito lutador! Também tivemos ao nosso lado o timoneiro ideal…pode ter os seus defeitos, mas é de longe o melhor treinador a actuar em Portugal! Por fim, tivemos também o “colinho”, o “manto protector” que mais nenhuma equipa em Portugal pode sonhar ter. Este campeonato foi um campeonato à Benfica! Estivemos sempre à frente e contra todas as expectativas e com respeito e humildade, conseguimos ultrapassar os nossos adversários! Foi sofrido, mas totalmente merecido!
A conquista do 34º título de campeão nacional de futebol, além da extrema importância de ser um bicampeonato (à mais de 30 anos que nos fugia), é o nosso 74º troféu em provas oficiais, permitindo-nos igualar novamente o FC Porto em número de títulos. Acredito que seja o sinal de afirmação do Benfica no panorama do futebol nacional! E ainda este ano, podemos novamente ocupar o nosso lugar por direito: o MAIOR e MELHOR clube de futebol em Portugal!
Nota 1: Tiago Caeiro, esse ENORME jogador que nos ajudou a revalidar o título, já foi campeão nacional nos escalões infantis de futebol pelo Benfica! Muito curioso! Ruben Amorim integrava a mesma equipa!
Nota 2: Ontem confirmou-se a parceria entre o Benfica e a Emirates. O novo patrocinador principal da nossa equipa vai render aos nossos cofres um valor compreendido entre os oito a dez milhões de euros por temporada, durante um período de pelo menos três anos. Que grande noticia!
Os anti-túneis
Esta semana seria injusto destacar n´ Os anti-túneis alguém como Bruno de Carvalho, Lopetegui, Pinto da Costa ou até mesmo Rui Santos, pois cada um (à sua maneira) contribuiu para a conquista do nosso bicampeonato! Acredito que estas personagens acabaram por tornar o Benfica ainda mais forte ao longo da época.