
Segundo escreve o jornal Record, o Sport Lisboa e Benfica quer que a Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga apure o que aconteceu no balneário do árbitro no intervalo do clássico das águias com o FC Porto, no Dragão.
Segundo o jornal Correio da Manhã, o treinador do FC Porto Julen Lopetegui e o diretor-geral da SAD e vice-presidente Antero Henrique, invadiram o balneário de Artur Soares Dias, acabando por ser expulsos pelo juiz portuense.
Nada disto consta nos relatórios do árbitro ou dos delegados da Liga. De acordo com a mesma notícia, um deles, Baptista Rodrigues, assistiu a tudo e até tentou impedir que Antero e Lopetegui entrassem num local que lhes era interdito. Não conseguiu fazê-lo e, de acordo com o Correio da Manhã, acabou por não referir nada no seu relatório, acedendo a um pedido de Soares Dias, que desvalorizou o sucedido.
Ontem, o Conselho de Arbitragem (CA) da FPF fez questão de emitir um comunicado a desmentir a notícia.
“Caso tivesse ocorrido algum facto relevante, teria sido assinalado pelo árbitro do jogo no seu relatório, como é seu dever”, garante a nota do CA, que apela “ao bom senso e a um comportamento cordial e respeitador das regras e do ‘fair-play’ por parte de todos os agentes do futebol”.
No entanto, o jornal Record diz saber que este comunicado não foi suficiente para esclarecer o SL Benfica. Por esse motivo, as águias querem mesmo que a CII apure o que, de facto, aconteceu. Caso o órgão da Liga não atue, o próprio clube da Luz deverá pedir à CII que proceda à abertura de um inquérito.
Caso se venha a provar que Antero e Lopetegui invadiram o balneário do árbitro, então ambos poderão ser suspensos, assim como o árbitro Soares Dias e o observador Baptista Rodrigues, por omissão de factos relevantes nos relatórios. Quanto ao FC Porto, arriscaria a ter de responder por coação (punível com subtração de pontos) ou por violação da proibição de acesso ao balneário dos árbitros, que pode levar à interdição do Estádio do Dragão por três jogos.
Facebook
Twitter
Pinterest
Instagram
YouTube
RSS