Face aos trágicos incidentes que abalaram o país no passado fim-de-semana – onde Tondela não escapou, tendo o estádio ficado cercado pelas chamas -, o clube do distrito de Viseu pediu para o jogo marcado para este domingo com o Belenses ser adiado. Em causa estavam as condições atmosféricas adversas para a saúde (o odor a fumo ainda é intenso) e a falta de condições morais para a realização de um espectáculo desportivo.

Ora, segundo um comunicado do clube tondelense, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional anuiu ao pedido para o jogo entre os dois clubes fosse adiado para uma data que satisfizesse todas as partes; contudo, a SAD do Beleneses recusou protelar o jogo para além da próxima terça-feira, 48 horas depois da marcação original. Não havendo consenso, o jogo manterá o horário anteriormente estipulado.

Eis o comunicado do Tondela a relatar a situação:

A CD Tondela – Futebol, SDUQ, na sequência da terrível tragédia dos incêndios que assolou todas as freguesias do concelho de Tondela na madrugada da passada segunda-feira bem como dos dias subsequentes cuja qualidade do ar tem afectado de forma determinante os trabalhos da sua equipa profissional, solicitou à Liga Portugal e à Belenenses SAD o adiamento do jogo da 9ª jornada da Liga NOS entre as duas sociedades previsto para o próximo domingo, 22 de Outubro.

Entendemos também que toda a conjuntura de tragédia e drama social em que Tondela e o distrito de Viseu se viram mergulhados não preconiza que num quadro desta magnitude se realize um jogo de futebol, aquilo que todos devemos encarar como um espectáculo.

Perderam-se vidas, casas, fábricas, oficinas, lojas, carros, o concelho está pintado de negro, nas escolas é proibida a actividade física ao ar livre por falta de qualidade do ar (atestada em reunião com as partes por representante da Direcção Geral de Saúde), numa das zonas industriais do concelho ainda há fábricas de produtos tóxicos a arder, a Associação de Futebol de Viseu cancelou a maioria dos jogos dos seus campeonatos distritais, portanto não existem, no nosso entender, condições emocionais e morais para que aquilo que deveria ser uma festa se realize.

O nosso pedido encontrou da parte da Liga Portugal todo o acolhimento e sensibilidade, pelo que aquela entidade sempre se empenhou em dar resposta à nossa solicitação pois desde logo ficou compadecida com aquilo que todos vivemos naquela noite de segunda-feira.

Infelizmente, e apesar de todos os manifestos de solidariedade que as várias instituições do nosso futebol têm tido com o CD Tondela e com os tondelenses, a Belenenses SAD recusou liminarmente adiar o encontro para datas que se encontram livres no calendário das duas sociedades, impondo-nos uma única proposta no mínimo afrontosa de realizar o encontro 48 horas depois (terça-feira).

Perante esta desfeita e estarrecidos com a falta de bom senso dos responsáveis da Belenenses SAD, ainda se chegou a um princípio de acordo para que o jogo fosse realizado na segunda-feira seguinte, apenas 24 horas depois do horário original, mas dita a razão que tal não significa qualquer mudança face ao que se impunha e ao que nos parece razoável.

Como tal, somos obrigados a informar que o encontro manter-se-á no horário inicialmente agendado, sem qualquer alteração, ficando para memória futura a falta de solidariedade, de sensibilidade e de bom senso que os mais altos responsáveis da Belenenses SAD demonstraram.

A Gerência

CD Tondela – Futebol, SDUQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.