É mesmo o nosso fado, ganhar sem sofrer já não tem piada para os Portugueses… Um jogo completamente dominado, controlado algo comprovado pelas estáticas no final do jogo. 20 remates portugueses contra dois checos, uma posse de bola de 44% contra 56%, 11 cantos contra 6 e ainda diversas oportunidades de golo desperdiçadas . Ao observar estes números até apetece dizer que os checos mereciam uma goleada, não deu para os esmagar mas foi mais que suficiente para vencer o jogo com toda a classe.
A equipa checa, como tive a oportunidade de referir na antevisão, entregou a iniciativa de jogo a Portugal. Baixou as linhas, cerrou o dentes e jurou a bom jurar que Portugal não marcava. Implacável nas marcações individuais, os jogadores checos raramente deixavam os jogadores portugueses sozinhos, por vezes os nossos craques deram por si rodeados por 4 ou 5 checos. Enquanto Portugal tentava mandar o muro abaixo, os homens checos tentavam em transições ofensivas rapidíssimas ou em bolas paradas marcar a Portugal. Tentavam, pois na primeira parte, nenhum destes contra-ataques, cantos ou livres obtiveram um resultado efetivo, meros tiros de pólvora seca que nem um arranhão fizeram.
Por outro lado, Portugal, após uma entrada frouxa ( 15 minutos inicias demasiados confusos, sem identidade de jogo), consegui acertar. Partiu para cima dos checos, pressionou-os e começou a criar oportunidades de Perigo. Num dos diversos lançamentos longos a cruzar o flanco, após passe de Raul Meireles, Ronaldo domina de peito, toca por cima de Kadlec e ,quando Nuno Matos já se preparava para agradecer a bola bate no Poste. Não bastava uma, e de seguida Ronaldo dispara mais um dos seus tomahawk em direção ao ferro vertical do lado esquerdo de CEch. Incrível neste Europeu o CR7 já mandou 4 bolas ao ferros…. Com a sensação que Portugal já podia estar a vencer chegou o intervalo.
A ida aos balneários parece ter tido um efeito revitalizador na equipa Portuguesa. A sensação de amargo de boca deixa na primeira tornava-se maior. Hugo Almeida logo no início cabeceia sozinho ao lado, Nani frente a cech deixa Kadlec cortar. De seguida Moutinho enche-se de fé, remata de fora de área e, o gigante que guardava as redes checas, com uma palmada, afastou a bola da baliza, impressionante!!! O domínio português era avassalador e a bola teimava em não entrar na baliza, até que ao minuto 79, após cruzamento de Moutinho, apareceu o melhor do mundo! Um sprint diabólico do numero 7 português, que aparece vinda das costas de selassie, para com um cabeceamento perfeito colocar a bola no interior da baliza. Finalmente a redondinha beijava a rede, e todo um povo podia gritava golo e esquecia os dissabores e as desgraças do nosso penoso dia-a-dia!!! Até ao final a nossa equipa manteve a posse de bola, controlou o jogo a seu belo prazer e a Rep.Checa foi sempre inconsequente e nunca consegui colocar Rui Patrício em apuros …
Mas uma exibição de nível altíssimo. A nossa equipa cresce a olhos vistos de jogo para jogo e temos cada vez mais razão para a acreditar. Venham galegos ou avec´s a nossa equipa dará o seu melhor. Com toda a certeza iremos lutar pela vitória arduamente até ao final, por que juntos somos mais fortes, porque juntos somos Portugal!!!!!
Classificação Jogadores
República Checa
Portugal
1
Petr Čech (GR) (C)
8
12
Rui Patrício (GR)
7
2
Theodor Gebre Selassie
6
2
Bruno Alves
7
3
Michal Kadlec
7
3
Pepe
8
6
Tomáš Sivok
6
4
Miguel Veloso
727
8
David Limberský
690
5
Fábio Coentrão
8
13
Jaroslav Plašil
7
7
Cristiano Ronaldo (C)
979
14
Václav Pilař
6
8
João Moutinho
8
15
Milan Baroš
6
16
Raul Meireles
788
17
Tomáš Hübschman
686
17
Nani
726
84
19
Petr Jiráček
7
21
João Pereira
7
22
Vladimír Darida
661
23
Hélder Postiga
540
suplentes
16
Jan Laštuvka (GR)
1
Eduardo (GR)
23
Jaroslav Drobný (GR)
22
Beto (GR)
4
Marek Suchý
6
Custódio
684
5
Roman Hubník
9
Hugo Almeida
640
7
Tomáš Necid
10
Ricardo Quaresma
9
Jan Rezek
661
11
Nélson Oliveira
10
Tomáš Rosický
13
Ricardo Costa
11
Milan Petržela
14
Rolando
–88
12
František Rajtoral
15
Rúben Micael
18
Daniel Kolář
18
Silvestre Varela
20
Tomáš Pekhart
586
19
Miguel Lopes
21
David Lafata
20
Hugo Viana
Treinador
Michal Bílek (CZE)
Paulo Bento (POR)
Árbitro
Howard Webb (ENG)
Árbitros assistentes
Michael Mullarkey (ENG), Sander van Roekel (NED)
Quarto árbitro
Jonas Eriksson (SWE)
Árbitros assistentes adicionais
Martin Atkinson (ENG), Mark Clattenburg (ENG)
Homens Chave
República Checa
Petrc Cech
Um verdadeiro gigante! Defendeu todo o que pode até ao golo de Ronaldo. O seu ponto alto foi a enorme defesa que fez a remate de Moutinho!
Portugal
Cristiano Ronaldo
Mais uma exibição altíssima do nosso craque! Com este Ronaldo quem nos pode parar ???