A nova pele do Leão!
Escrito por: Ricardo Vidal
Caros leitores, a modalidade que nos faz dor de cabeça e sobre a qual discutimos intensamente durante meses esta de regresso. Deste modo queria desde já deixar claro que todas as semanas irei escrever aquilo que entendo ser o melhor tema do momento e sobre o qual irei dar a minha opinião colocando a nu o meu ponto de vista, sempre relacionado com o meu clube do coração, o Sporting Clube de Portugal. Ficarei muito grato todas as semanas que vir na caixa de comentários a vossa opinião educada e sem ataques despropositados porque é desagradável ler malcriadices de quem não tem respeito pelo nosso trabalho gratuito e voluntário. Obrigado e uma boa época desportiva para o meu e para os vossos emblemas.
Nesta primeira crónica irei falar sobre o plantel e as expectativas que tenho para a nova época do meu clube. Na minha opinião, a direcção do Sporting realizou um defeso quase perfeito tendo em conta a realidade do nosso clube na actualidade. A estratégia foi contratar jogadores "baratos" e polivalentes despachando jogadores com salários elevadíssimos e perfeitamente substituíveis. Contratamos alguns jogadores a custo zero, como são os casos de Boula, Labyad, Gelson e Pranijc, recuperamos Adrien e Cedric, gastando apenas algum dinheiro em Rojo e Viola. Todos estes que referi jogadores para jogar de inicio ou para serem opções bastante regulares de Sá Pinto.
Analisando sector por sector vejamos:
Baliza: nesta posição realizamos uma excelente contratação que foi a renovação de Rui Patrício, ficando com um incrível suplente que é Boeck. Por aqui penso que estamos bem servidos.
Defesa: no sector defensivo penso que temos melhor lateral direito que o ano passado, sei que é discutível mas para mim Cedric é um lateral de topo, dois centrais que nos dão mais garantias que nos últimos 5 anos e com dois laterais esquerdos com qualidade Insua e Pranijc. Na defesa penso que não teremos a tremedeira de outros tempos.
Meio Campo: muitas e boas opções para este sector, Rinaudo e Gelson cumprem a zona mais recuada, entregando a Schaars, Adrien, Elias e André Martins a zona 8 sendo que por ultimo, com a saída de Matias, ficamos com Labyad a fazer o lugar de 10 sozinho, podendo jogar lá também Elias ou Adrien. Conclusão, temos qualidade garantida podendo talvez faltar aqui um Matias a realizar o ultimo passe. Gostaria de ver Jeffren nesta posição, penso que daria um excelente apoio a Wolfs. Veremos.
Avançados: começando pelas alas, temos excelentes elementos, um Carillo explosivo e um Capel ao seu estilo e um Jeffren com um toque de bola maravilhoso podendo ainda fazer subir Pranijc para uma das alas. Logo, penso que por aqui também não será o problema. No centro do terreno é que está o que para mim foi a grande lacuna deste defeso, Ricky é lutador é jovem mas não oferece garantias ao jogo pelas alas que o Sporting pratica, não é cabeceador nato nem tem um bom poder de antecipação para poder responder de forma positiva aos cruzamentos que os alas realizam abundantemente para a área, Viola parece me mais um avançado tipo Luís Suarez, agressivo e bastante móvel não me parecendo ser um jogador de área. No entanto, Sá Pinto terá de adaptar o jogo do Sporting ao estilo de pontas de lança que o clube possui. Veremos as cenas dos próximos episódios.
Para finalizar penso que o Sporting tem o melhor plantel dos últimos 10 anos e por isso terá Sá Pinto uma palavra a dizer esta época. Começam a deixar de haver desculpas para tanta escassez de títulos, os adeptos e o clube vivem de vitorias, e o Sporting é um clube habituado a vencer e com um historial vasto em sucessos desportivos.
Este ano como foi ano de Olimpíadas, irei atribuir todas as semanas as medalhas a quem as merece…
| ||
Ouro: O ouro vai para a excelente campanha da equipa B do Sporting na Liga Orangina. | Prata: Ogushi Onyewu, foi para o Malaga mas deixou uma excelente mensagem aos adeptos leoninos. | Bronze: Falcao, podia bem ser o ouro, visto não haver palavras para este enorme goleador. |
Saudações Leoninas