Escrito por: Bruno Pinho

Caros leitores, manifesto desde já os meus calorosos cumprimentos a todos vós e a todos os colaboradores do DomíniodeBola, garantindo todo o meu afinco nas crónicas que irei apresentar juntamente com João Pereira, a quem desde já agradeço a sua saudação benfiquista na crónica que apresentou anteriormente.

Queria começar os meus artigos afirmando que sou um benfiquista que não concorda com a renovação de Jorge Jesus, acho que a época de 2013/2014 foi preparada com falta de rigor e com decisões que prejudicam a equipa, sendo o caso Cardozo um bom exemplo disso. Também não concordo com a política e com a dinâmica de vendas e contratações adoptada pela direcção do Benfica e sinto que esta época poderá ser uma repetição das épocas anteriores. Confesso que este ano sou um adepto que está um pouco pessimista, mas será que estou resignado? Nunca! Tenho alma benfiquista, e ser adepto deste grande clube significa ter sempre presente um grito de revolta que me faz estar com o Benfica nos bons e maus momentos. Os sucessos deste clube foram outrora magníficos, mas nós adeptos queremos mais, queremos que o gigante português se levante novamente!

O campeonato português iniciou se à 3 jornadas e o Benfica conseguiu arrecadar 4 pontos, resultado de 1 vitória, 1 empate e 1 derrota, possuindo 4 golos marcados e 4 golos sofridos. Não está a ser um bom inicio de campeonato e o derby lisboeta do passado fim de semana veio demonstrar novamente as fragilidades da equipa e do técnico que a comanda. A equipa do Benfica entrou pouco motivada e pouco combativa permitindo que a primeira meia hora da partida fosse controlada pela equipa da casa. Os problemas defensivos foram novamente visíveis, o ataque encarnado também estava pouco esclarecido e alguns dos jogadores mais importantes do Benfica, como o caso do Maxi Pereira e Enzo Pérez, estavam uns furos abaixo da sua performance habitual. Na segunda parte, o Benfica entrou bem e a sua produção ofensiva melhorou bastante face ao que se verificou na primeira parte, criando mesmo as oportunidades mais flagrantes de golo. Quanto a Jesus, as lesões fizeram o trabalho por ele. Ruben Amorim conseguiu estabilizar o meio campo e dar mais segurança ao jogo de Matic e Markovic revelou-se novamente o jogador chave do clube da luz. É um jogador fora de série, muito tecnicista e que tem a particularidade de imprimir uma grande velocidade sobretudo na área adversária. E foi este pormenor que ditou o resultado do jogo, num lance aos 64 minutos, onde Markovic serpenteia os adversários e finaliza com classe, um lance de génio.

Apesar de achar que o resultado se ajustou ao que se passou em campo, não podia deixar de fazer uma observação à equipa de arbitragem comandada por Hugo Miguel, que beneficiou directamente o Sporting ao não assinalar a posição irregular de Montero no lance que deu origem ao golo dos leões e por ter perdoado, na segunda parte, uma grande penalidade de Maurício sobre Cardozo.

O campeonato ainda agora começou e muitos pontos serão ainda disputados, mas se o Benfica não for mais agressivo defensivamente e se não ocupar melhor os espaços do meio campo, dificilmente conseguirá lutar por todas as provas que disputa. Nós adeptos, temos a obrigação de puxar e acreditar na equipa em qualquer circunstância, a equipa tem a obrigação de responder com entrega! Acredito que seja isto que todos os adeptos do clube esperam.

 

Nota 1: Na passada semana realizou-se o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões para a próxima temporada, ditando como adversários do Glorioso: o Paris Saint Germain (França), o Olympiacos (Grécia) e o Anderlecht (Bélgica). Apesar de não ser um dos grupos mais complicados, o Benfica terá de estar ao seu melhor nível para poder passar à próxima fase da liga milionária. O PSG é um dos principais candidatos à conquista da Champions, possuindo um onze muito equilibrado a defender e extremamente poderoso a atacar. Recorde-se que os parisienses possuem no seu ataque jogadores como Zlatan Ibrahimovic, Ezequiel Lavezzi e Edinson Cavani. No que diz respeito aos outros adversários, apesar de serem equipas muito fortes nos seus respectivos campeonatos domésticos, são teoricamente mais acessíveis ao Benfica, prevendo-se ainda assim uma deslocação bastante complicada à Grécia. O jogo final da competição será realizado no nosso estádio…espero que constitua uma motivação extra para a equipa!   

 

oficial-siqueira-no-benfica

Nota 2: O Benfica conseguiu adquirir os serviços do lateral-esquerdo brasileiro Siqueira, de 27 anos, momentos antes do fecho do mercado de transferências nos principais campeonatos europeus. Confesso que desde a saída de Fábio Coentrão rumo a Madrid, Siqueira era um jogador que à muito esperava. O lateral posiciona se bem defensivamente, ataca bem, está bastante familiarizado com o futebol europeu, competindo inclusivamente numa das melhores ligas de futebol do mundo. Acredito que este reforço irá conseguir colmatar uma das maiores lacunas da equipa. Ao deixar Bruno Cortez fora da lista de jogadores inscritos na UEFA para a participação da fase de grupos da champions, é óbvio que Jesus aposta forte em Siqueira para a presente época.

 

Não podia terminar sem apresentar os meus profundos agradecimentos ao Tiago Guedes e ao Hugo Guedes pela oportunidade que me deram em expor todo o meu benfiquismo nesta crónica. Citando com muito orgulho as palavras de Cosme Damião, o expoente da alma benfiquista: “Não sou benfiquista de coração, porque esse um dia pára. Sou benfiquista de alma porque essa é eterna!”

 

Saudações Desportivas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.