Hoje assinala-se o 41.º aniversário da primeira eleição de Pinto da Costa como presidente dos Dragões. Em 17 de abril de 1982, o dirigente venceu as eleições para suceder a Américo da Sá e, seis dias depois, iniciou o primeiro de 15 mandatos no cargo.
De acordo com informações obtidas pelo JN, o atual mandato, que teve início em junho de 2020, poderá não ser o último, uma vez que Pinto da Costa, com 86 anos, tem em mente uma nova candidatura, que será anunciada no momento oportuno. Se haverá ou não concorrência, só o tempo o dirá. No entanto, nos últimos meses, o nome de André Villas-Boas tem sido mencionado como uma possível candidatura à presidência em 2024.
No 15.º mandato, Pinto da Costa tem obtido sucesso desportivo, tal como em quase todos os anteriores. Nos últimos três anos, o F.C. Porto conquistou dois campeonatos, duas Taças de Portugal, duas Supertaças e uma Taça da Liga, sendo atualmente o detentor dos quatro troféus disputados no futebol português. Na época em curso, a equipa liderada por Sérgio Conceição continua na corrida pelo título e pode também conquistar a Taça de Portugal, o que, se confirmado, aumentaria o número de troféus conquistados desde 1982 para 67.
Fora do campo, apesar das dificuldades agravadas pela pandemia, a SAD portista conseguiu sair do programa de fair-play financeiro da UEFA. Contudo, o mandato está a entrar no último ano sem sinais concretos do grande projeto anunciado por Pinto da Costa em 2020: a construção da academia do F.C. Porto.